sábado, 7 de julho de 2018

Reprodução e melhoramento genético foram temas de palestra no PECNordeste 2018

Orientações sobre como utilizar a reprodução para melhorar geneticamente os rebanhos de caprinos e ovinos. Este foi o tema a palestra ministrada pelo médico veterinário da Embrapa Caprinos e Ovinos, Alexandre Monteiro.

Monteiro destacou o papel da nutrição na reprodução dos animais e – consequentemente – no melhoramento genético. “A nutrição está diretamente ligada à reprodução, à fertilidade. É importante fornecer alimento em quantidade e qualidade. A escassez de água que acontece todos os anos no nordeste pode ter repercussão na fertilidade dos rebanhos. É necessário dar condições para o animal de reproduzir e a alimentação é base para isso”, explicou.

O médico veterinário afirmou que no Nordeste acontecem problemas com a inseminação de cabras e ovelhas por deficiência na nutrição dos animais. E ressaltou que o produtor deve se preparar para o período seco reservando alimento para o período de escassez. Para auxiliar o planejamento nutricional dos rebanhos, o palestrante indicou o aplicativo Orçamento Forrageiro, disponibilizado pela Embrapa.

Os animais nutridos se reproduzem bem, se o rebanho está desnutrido, é preciso melhorar sua alimentação para se alcançar os resultados desejados. Segundo Monteiro, quando o animal está bem nutrido, ele consegue levar a gestação até o final e criar os filhotes até o desmame. Para avaliar se o animal está desnutrido ou não, existe uma ferramenta simples: o Escore de Condição Corporal (ECC), que consiste em atribuir notas de 1 a 5 para o animal, sendo 1, muito magro e 5, obeso. O escore desejado é entre 2 e 3,5, que indica boa nutrição, sem excessos. 

Ele enfatizou ainda que não existem dados sobre inseminação e transferência de embrião para caprinos e ovinos porque a técnica está restrita a poucos rebanhos em função do custo elevado e, às vezes, ao receio dos criadores de fazerem a inseminação. “O produtor tem condições de fazer, basta ser capacitado”, acredita. Ele explicou que a Embrapa Caprinos e Ovinos vai retomar os cursos de inseminação artificial pra tentar propagar formas mais simples de utilizar a técnica.
Embrapa Caprinos e Ovinos 

Nenhum comentário: