terça-feira, 18 de outubro de 2016

Governo brasileiro prepara intervenção no mercado de trigo



Governo brasileiro prepara intervenção no mercado de trigo


A Consultoria Trigo & Farinhas afirma que o governo brasileiro prepara intervenção no mercado de trigo. A informação surgiu inicialmente na última reunião da Câmara Setorial Nacional do Trigo, em Brasília, mas ganhou corpo na última sexta-feira quando foi enviada uma Carta Circular da Conab recomendando que os armazenadores, moinhos, cooperativas e cerealistas atualizassem os registros dos seus armazéns. 
Os termos em que se dará esta intervenção ainda não foram perfeitamente definidos. De acordo com a T&F, existem duas possibilidades concretas: A primeira seria a aquisição pelo próprio governo de uma parte da produção para a formação de estoques reguladores, hoje inexistentes. A segunda pode ser um auxílio para o escoamento do excedente da safra gaúcha em direção aos moinhos do Nordeste. 
“Antes de qualquer decisão, os técnicos da Conab deverão apresentar ao Conselho Monetário Nacional uma Nota Técnica explicando a situação e a necessidade de uso do dinheiro público nesta circunstância. E os técnicos estavam (estão?) esperando a definição da safra de trigo no Rio Grande do Sul para emitir esta Nota. O início da colheita do trigo no RS está previsto para meados de outubro até meados de dezembro.

Nenhum comentário: