sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Como o agricultor deve escolher um macho para reprodução de caprinos


caprino-machoA seleção de um macho para reprodutor é definida por um padrão de características produtivas desejáveis dentro do rebanho, segundo observam os pesquisadores da Embrapa. O macho passa por uma maior pressão de seleção em relação às fêmeas, visto que um macho consegue deixar um número maior de descendentes que uma fêmea naturalmente. Assim, o reprodutor é o principal responsável pelo melhoramento genético de um rebanho. Um equívoco nessa seleção poderá trazer prejuízos inestimáveis aos criadores. Portanto, essa escolha deve ser criteriosa, realizada em indivíduos oriundos do próprio rebanho, ou de outros criatórios.
Principais recomendações: Presença da libido ou apetite sexual. O macho deve possuir interesse sexual por fêmeas. O número de fêmeas que o macho pode cobrir ou o número de saltos, na mesma fêmea, em um intervalo de uma hora é um bom indicador. Machos que cobrem até quatro fêmeas ou realizam quatro saltos em um intervalo de uma hora são considerados excelentes e devem ser priorizados quando comparados com outros que cobrem ou saltam menos dentro de um mesmo padrão genético e racial;
• Ter desenvolvimento corporal compatível com a idade e a raça;
• Apresentar aspecto masculino e ter comportamento dominante;
• Nos caprinos, evitar animais mochos de nascença;
• Possuir aparelho genital externo, testículos, pênis e saco escrotal compatível à normalidade;
• Ter bons aprumos e cascos sadios;
• Estar livre de doenças.
 Em várias situações, animais são selecionados apenas em função de sua composição genética ou pedigree. Isso por si só não assegura a seleção de um macho para ser utilizado dentro de um rebanho.
De acordo com a procedência e idade do animal, fazem-se necessárias observações na produção dos seus ascendentes, como pais ou avós, para uma predição de seu potencial reprodutivo. No caso de reprodutores sexualmente maduros, procurar informações sobre suas crias. Recomenda-se, se possível, numa aquisição de animais de outros criatórios, a realização de um exame andrológico do reprodutor em questão, que deverá ser executado por um médico veterinário de sua confiança.

Lembre-se que a vida útil de um reprodutor pode ser de até oito anos. Todavia, de forma geral, indica-se sua permanência por até quatro anos dentro de um rebanho, em função da consanguinidade.

Nenhum comentário: