sexta-feira, 14 de outubro de 2016

FESTA DO BOI 2016 – Fazenda Modelo tem distribuição de espécies nativas


ASSECOM/EMATER
Para controle, Emater-RN faz cadastro de interessados nas mudas nativas

Um dos serviços oferecidos durante a Festa do Boi 2016, pela Emater-RN, é a distribuição de mudas de espécies nativas. Entre elas, o ipê amarelo e rosa, maçaranduba, ubaia doce, juazeiro, paineira, pau brasil e cuminchá.
Segundo a engenheira florestal Albanita Peixoto, que coordena a iniciativa durante os dias de evento, o reflorestamento de sítios é a condição prioritária para a doação das mudas. Os interessados devem deixar nome de CPF para adquirirem uma das espécies, que se encontram na Estação Agroecológica da Fazenda Modelo. No local, a engenheira florestal orienta sobre o plantio e a importância das espécies para a preservação da mata ciliar. “São essas espécies que atraem a fauna silvestre, como as abelhas, pássaros, saguis, morcegos, entre outros, responsáveis pela propagação das sementes”, explicou a especialista.
Por definição, mata ciliar é toda vegetação presente nas faixas marginais de qualquer curso d´água natural perene e intermitente. Essa vegetação funciona como um filtro, uma barreira para que tipos de materiais poluentes não tenham acesso à água.
Anualmente, a Emater-RN desenvolve esse serviço durante a Festa do Boi. “As pessoas que receberam mudas no ano anterior geralmente me procuram aqui para dar retorno sobre o estado atual das plantas, o que é muito gratificante”, explicou a engenheira florestal.
Na Estação Agroeclógica, os visitantes também adquirem informações sobre como funciona uma barragem subterrânea, tendo a oportunidade de observar in loco uma réplica. Os técnicos presentes também explicam aos participantes sobre hortas agroecológicas, uso de defensivos naturais para o combate de pragas, além de tipos alternativos de hortas para que dispõe de pouco espaço em casa.
A apicultura é outro tema abordado nessa estação, com a demonstração de equipamentos utilizados nessa prática, boas práticas de fabricação de mel e troca de experiências entre apicultores.

Nenhum comentário: