quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Emater-RN receberá caravanas de 400 agricultores familiares na Festa do Boi 2016


EMATER/ASSECOM

A Emater-RN estará presente na 54ª edição da Festa do Boi, recebendo diversas caravanas de agricultores familiares, provenientes de todas as regiões do Rio Grande do Norte, assistidas pela instituição por meio de seus escritórios regionais. Na Fazenda Modelo, a réplica de um espaço rural, serão apresentados aos participantes diversas ações desenvolvidas no campo, com visitas guiadas das 8h ao meio-dia. A estimativa é que 400 agricultores familiares circulem pelo espaço durante os dias de evento.
Para o grande público, a Festa do Boi 2016 será aberta oficialmente no sábado, 8 de outubro, às 18h, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. Além das caravanas, a Fazenda Modelo será aberta ao público diariamente das 16h às 21h.
Através da Fazenda Modelo, a Emater-RN busca reproduzir com fidelidade o ambiente do campo, com o objetivo de informar ao grande público sobre as políticas públicas que executa e as atividades de assistência técnica e extensão rural (Ater) que presta aos pequenos e médios produtores rurais das dez regiões do Estado.
Na visita guiada, o público terá a chance de conhecer tecnologias de cultivo e criação de animais, saber como funciona uma casa de farinha, aprender sobre recuperação de matas ciliares, combate à erosão, apicultura, meliponicultura, hortas agroecológicas e sistema de produção por aquaponia. Na Estação Agroecológica, espaço integrado à Fazenda Modelo, serão disponibilizadas informações sobre técnicas de plantio e haverá distribuição de mudas de espécies nativas.
Durante todos os dias do evento, os visitantes terão contato direto com os agricultores participantes do Programa de Aquisição de Alimentos – Compra Direta, com a Feira da Agricultura Familiar, que será montada no espaço da Fazenda Modelo e onde serão comercializados produtos advindos da pequena produção rural. Haverá, também, um espaço dedicado à exposição e venda de flores tropicais.
Os visitantes também receberão informações sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR), projetos de fomento e acesso ao crédito rural, emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e orientações sobre licenciamento ambiental. Haverá, ainda, atividades de instrução sobre uso seguro de agrotóxicos, enxertia e estaquia de culturas como mandioca, caju e maracujá, e técnicas de melhoramento genético dos rebanhos.
Simultaneamente a todas essas atividades, a Emater-RN vai promover oficinas e seminários especializados. Os visitantes poderão, por exemplo, participar de oficinas de culinária voltadas à alimentação saudável, além de aprender mais sobre técnicas de segurança alimentar e cozinha experimental, tendo como bases frutas e legumes regionais, como jerimum, mandioca e caju.
Durante a exposição, os produtores mobilizados terão a oportunidade de visitar os currais e conhecer mais sobre o Programa Pró-Genética, além de adquirir reprodutores zebuínos PO (puros de origem) através de linhas de crédito voltadas a pequenos e médios produtores.
Entre as caravanas previstas, está a de produtores cooperados da Cooperaves-Florânia. No dia 09/10, os visitantes participarão de uma oficina realizada pelo Senar-RN, em parceria com Sebrae e Conab, sobre manejo de aves. Os participantes terão contato com a experiência exitosa da Cooperativa de Produtores de Aves de Monteiro/PB, e receberão orientações da Emater-RN sobre emissão de DAPs.
A Festa do Boi é organizada pela Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc), com apoio do Governo do Estado do RN, e encerra o Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias de 2016.
O evento segue até o dia 15 de outubro e atrai cerca de 200 expositores de todas as regiões brasileiras. Na programação geral do evento, estão previstos, também, julgamentos de todas as raças bovinas, caprinas, equinas e ovinas, leilões e shows de artistas regionais e nacionais.

Nenhum comentário: