quarta-feira, 12 de outubro de 2016

FESTA DO BOI 2016 - Agricultoras aprendem receitas com caju e maracujá

ASSECOM/EMATER
As receitas da oficina desta segunda-feira foram à base de caju e maracujá

Nesta segunda-feira (10), aconteceu a primeira oficina sobre alimentação saudável realizada pela Emater-RN durante a Festa do Boi 2016. O evento integra uma série de cinco encontros, que se estendem até a próxima sexta-feira, voltados ao uso de frutas e legumes, cultivados nas regiões potiguares, na produção culinária.
A oficina, ministrada pela engenheira agrônoma, Neide Alcântara, e pelo nutricionista José Alves, ambos da Emater-RN, recebeu oito agricultoras e trabalhadoras da piscicultura de Canguaretama. As participantes aprenderam receitas à base de caju (frapê), maracujá e banana (bolos sem glúten e sem lactose), além de técnicas de reutilização de sobras do caju para a fabricação da polpa da fruta, também conhecida como “carne”, servida ao molho branco.
Roseane Pereira, piscicultora, veio pela primeira vez ao evento, atraída pelas oficinas de culinária oferecidas pela Emater-RN: "Vim por causa dessas oficinas, porque vi a programação e achei tudo muito interessante. Quero aprender novas receitas pra preparar em casa e fazer pra vender também", diz.
Já para a agricultora Maria José Juventino, mais conhecida como dona Linda, é o terceiro ano seguido de participação. Dona Linda é moradora do Assentamento Paulo Freire, no município de Pureza, e faz doces para vender. Ela veio à festa como expositora e não quer perder nenhuma das oficinas de culinária.
"A Emater faz parte da minha história. Há 4 anos eu não tinha perspectiva alguma de melhorar de vida. Recebi a visita de extensionistas na comunidade onde vivo. Lá, eles perceberam que nossa produção de caju e mangaba era boa e me deram a dica de fazer os doces. Com o apoio da instituição, comecei a vender meus doces em outras comunidades. Hoje, os doces me ajudam a pagar as contas de casa e a ajudar minha família. Sou expositora aqui, na Fiart e na Feira Brasil Mostra Brasil. Minha vida mudou graças à Emater. Quero participar de todas as oficinas pra aprender mais e mais", conta, orgulhosa.
As oficinas continuam durante a semana, sempre pela manhã, no espaço "Sabores do Campo", que fica na Fazenda Modelo do Governo do Estado. Nosmpróximos dias, os caravaneiros aprenderão receitas utilizando macaxeira, leite, batata doce, entre outros ingredientes.

Nenhum comentário: