sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Algumas dicas para formação de um rebanho caprino começando pelas matrizes

cabramoxoto_000fcuiijdu02wx5eo0a2ndxykgvghovA escolha de fêmea para reprodução é um passo importante para a eficiência reprodutiva. Essa seleção ocorre dentro do rebanho ou por intermédio de aquisições oriundas de criatórios externos. Dependendo da condição fisiológica da fêmea, que pode ser jovem, gestante ou com cria ao pé, e do tipo de exploração, algumas características devem ser preconizadas.
É importante que o produtor observe algumas características que são importantes para formação de um bom rebanho. Agora veja a recomendação dos pesquisadores da Embrapa e fique atento a alguns detalhes para se adquirir uma boa fêmea:
  • Presença de habilidade materna – boa produção de leite para atender as necessidades das crias e não rejeitar as crias
  • Possuir bom desenvolvimento corporal compatível à idade e raça;
  • Ter atingido pelo menos 70% do peso adulto das femêas do rebanho;
  • Ter aspecto feminino e docilidade;
  • Apresentar prenhezes e partos normais;
  • Ter bons aprumos e cascos sadios;
  • Ter fertilidade comprovada podendo ser fecundada a cada ciclo reprodutivo;
  • Ausência de doenças e defeitos físicos.
Um dado relevante que pode indicar o potencial produtivo da fêmea é a relação de desmama. Então, uma fêmea será considerada superior à outra, não apenas considerando o peso de suas crias desmamadas, mas também seu próprio peso. Lembre-se que matrizes mais pesadas necessitam de mais alimento de boa qualidade em quantidade suficiente para manterem seu corpo quando comparadas com fêmeas mais leves. Um equilíbrio deve ser considerado neste aspecto e sempre com foco na meta do sistema produtivo.
Em caso de aquisição de animais de outros criatórios, dar preferência às matrizes que pariram pelo menos uma vez e, em caso de aquisição de animais jovens, como cabritas ou borregas, também se recomenda a observação da produção dos pais, avós e irmãs.

A realização de um exame clínico-ginecológico, que consiste em avaliar a matriz em questão por meio de inspeção visual, palpações e exames específicos, como (Hemograma, Ultrassonografia, dentre outros, o funcionamento correto do seu organismo, antes da aquisição e deverá ser executado por um médico veterinário de sua confiança.

Nenhum comentário: