terça-feira, 11 de outubro de 2016

Especialista recomenda novo produto para reduzir as micotoxinas no alimento dos animais

alimentacao-de-vacas-leiteirasO controle de contaminação por fungos vem sendo uma das principais preocupações das empresas de produção animal para aumentar a qualidade do alimento servido ao rebanho. Para o diretor geral da QUIMTIA Feed no Brasil, Anderson Andrade da Veiga, uma das principais maneiras para a contenção do surgimento de fungos que ocasionam as chamadas micotoxinas está no uso de adsorventes nas rações animais. “Essa solução age como uma detoxicadora dos produtos de forma efetiva através da imobilização da toxina e de sua ‘adsorção’ pela molécula do adsorvente”, comenta.
Segundo o Anderson, que também é médico veterinário, atualmente, deve-se haver um cuidado dentro das empresas responsáveis pela fabricação de insumos para ração animal, uma vez que os fungos apresentam um potencial significativo de contaminação, podendo causar perdas econômicas e produtivas. “O desafio para superar esse tipo de problema é constante, já que nos grãos que são preparadas as rações podem aparecer diferentes fungos e, com isto, diferentes micotoxinas com efeitos aditivo ou sinérgico”, alerta.
Dentre os principais sintomas de contaminação por fungos, Andrade afirma que órgãos como o fígado e os rins, podem apresentar alteração nos processos metabólicos do animal levando a efeitos como fígado pálido com aumento de tamanho e friável, inflamação dos rins, lesões orais, diminuição da resposta imunológica, má absorção de nutrientes, redução do crescimento

Para controlar a existência de fungos e garantir a qualidade e a excelência à nutrição animal vem se tornando cada vez mais uma prioridade da QUIMTIA Feed – indústria especializada na produção de insumos para ração animal, que recomenda o uso dos adsorventes como uma das principais soluções para combater os fungos, na nutrição animal. 

Nenhum comentário: