quarta-feira, 12 de outubro de 2016

FESTA DO BOI 2016 - Ceres Cidadão amplia serviços para agricultura familiar


ASSECOM/EMATER
Aplicativo reúne informações gerais sobre agronegócio potiguar

O aplicativo Ceres Cidadão, criado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), traz mais uma novidade para a Festa do Boi 2016. O sistema, que reúne diversas informações sobre o agronegócio potiguar, recebeu novas funcionalidades, voltadas para a agricultura familiar.
Segundo o analista de sistemas da Emater-RN, Hideljundes Paulino - que atualmente coordena a equipe de Tecnologia da Informação na Sape – o Ceres Cidadão agora traz ferramentas ainda mais úteis para os agricultores e para a população em geral, como cálculo de ração animal, simulador de crédito e demonstrativo de produtos comercializados pela agricultura familiar no Rio Grande do Norte.
“O cálculo de ração inclui peixes e ruminantes, como bovinos, caprinos e equinos. Já o simulador de crédito auxilia o agricultor a se enquadrar em uma das linhas oferecidas pelos bancos, taxas de juros e informações gerais”, explicou o analista de sistemas.
O demonstrativo de produtos da agricultura familiar traz um cadastro do tipo, georreferenciamento da propriedade e contatos telefônicos do produtor. Desse modo, o consumidor tem condições de adquirir tudo o que precisar, diretamente na fonte, sem a necessidade de um atravessador na transação comercial. Inicialmente, esse último serviço abrange as regiões de Mossoró e Pau dos Ferros, mas será ampliado para as demais. Todo produtor participante do sistema assina um termo autorizando a divulgação das informações exibidas no aplicativo.
MAIS SOBRE O CERES - Trata-se de um aplicativo com todas as informações sobre o agronegócio do Rio Grande do Norte para subsidiar produtores, criadores, agricultores e informar a população com ainda mais transparência. As principais ações desenvolvidas pela Sape e suas vinculadas estão compiladas no aplicativo, em itens como barragens subterrâneas, sistema de produção PAIS, pluviômetro, postos de leite, calendário de eventos, banco de sementes, cotação de preços da Ceasa, entre outros.
A versão do Ceres é gratuita e está disponível para o sistema operacional Android, na Google Play Store. Em seguida a Sape irá disponibilizar o aplicativo para o ambiente iOS e Windows Phone, por meio da Apple Store e Windows Store, respectivamente. Para quem não possui nenhum dos sistemas, o web app está disponível no endereço cerescidadao.rn.gov.br.

Nenhum comentário: