quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Uma praga que compromete a produção de frutas no Brasil
Quase nenhuma fruteira escapa do ataque do inseto conhecido como moscas-das-frutas. São várias as fruteiras atacadas pelo inseto: manga, goiaba, acerola, carambola, cajá, seriguela, pitanga, umbu-cajá, jambo, cajá, sapoti, pomelo, laranja, tangerina. Mesmo em pequenas populações, as moscas-das-frutas podem causar danos econômicos significativos.
Em algumas regiões, esses insetos-pragas chegam a comprometer 100% da produção de frutas. O fruticultor precisa fazer o monitoramento do pomar, para detectar a presença das moscas. O controle da praga pode ser feito com inseticidas, agrotóxicos ou com inimigos naturais do inseto, o chamado controle biológico. O manejo adequado do pomar também é fundamental, pois interrompe o ciclo da praga.
Ações de prevenção, controle e erradicação necessitam do apoio da população, pois a principal forma de dispersão das moscas-das-frutas é pelo transporte de frutas infestadas em viagens aéreas, terrestres e marítimas, que não passam pela inspeção fitossanitária.


da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: