quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A variação de preços do mercado agrícola
Nos principais centros de abastecimento do nordeste houve pouca movimentação no preço dos produtos hortifrutigranjeiros. Na Ceasa, em Pernambuco, por exemplo, a tendência do segmento Aves e Ovos é de queda. A variação conferida pelos especialistas, e de acordo com as oscilações diárias do mercado é de -0.2%. Já no caso das carnes e laticínios a tendência da semana é de alta. O índice registrado ontem foi de um aumento de 4.0%.
O cálculo do sobe e desce nos preços da Ceasa é feito com base no comparativo das cotações do dia em relação às cotações anteriores. Estão com índices negativos, os cereais com -0.8%,  as hortaliças com -3.3% e as flores com ficaram mais baratas -2.5%. As frutas estão com tendência de alta para 1.7% e os pescados apresentam tendência de estabilidade, sem alteração nos preços.
Para saber mais como anda o mercado de hortifrutigranjeiros em Pernambuco e outras localidades basta acessar o linda COTAÇÕES CEASA, nesta página do Nordeste Rural.   

Para aumentar a produtividade da galinha caipira
A galinha caipira comum, ou galinha de capoeira, como também é conhecida, tem uma produtividade muito baixa. Ela bota cerca de 90 ovos por ano e produz, no máximo, 1,5 kg de carne. A Embrapa recomenda a criação de galinha caipira melhorada, capaz de produzir 260 ovos por ano e 3,0 kg de carne.
Para complementar os criadores devem seguir normas recomendadas pelos pesquisadores da Embrapa Meio-Norte, em Teresina, no Piauí, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – EMPARN que orientam o uso de um sistema de criação usando instalações baratas, construídas com material encontrado no próprio local, e alimentação apropriada, com ração feita de sobras de outras culturas existentes na propriedade, como mandioca e frutos da região.
Criar aves sempre foi uma forma dos pequenos produtores complementarem sua renda. A galinha caipira tem um mercado certo para sua carne e seus ovos, sendo muito importante para as famílias do meio rural.
da redação do Nordeste Rural
 

Nenhum comentário: