quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Ovinos Dâmara-Criatórios no RN



Localizado na região Seridó/Sertão do Rio Grande do Norte, as fazendas do Grupo Pitombeira consiste em 9.000 ha distribuídos em 9 fazendas.
Nosso rebanho Ovino/Caprino aglomera aproximadamente em 4.500 cabeças distribuídos em 8 rebanhos, o qual 2 deles só da raça Damara/Rabo Largo, 1 exclusivamente Dorper(faz. Domingas).
Exploração da pecuária bovina - leite/corte
DAMARA - INSTINTO FORTE DE SOBREVIVÊNCIA E REPRODUÇÃO
Damara é uma raça de ovinos doméstica. O nome da raça deriva da região chamada Damaralândia na Namíbia, região oeste africana onde as ovelhas eram originalmente encontradas. Mas alguns relatos concretos, rezam origem da raça no Egito e nas regiões áridas da Ásia Oriental 3.000 anos A.C., principalmente Afeganistão e regiões. Hoje, os países com maior volume criados domesticamente é a Austrália (região árida), África do Sul, demais países africanos e agora no Brasil.
QUALIDADE DA CARNE: Em um estudo da carcaça e qualidade da carne características de duas raças de ovinos e caprinos produzidos sob dois extensa alimentação condições pelo Animal Nutrition and Animal Products Institute, na África do Sul, a Damara e raças de ovinos Dorper foram comparados.



Nota do Blog:
O ovino Dâmara ainda é pouco produzido no RN. Se tem conhecimento do criatório do grupo Pitombeira em Caicó, que ja comercializa o animal em média escala. Na região central do estado do RN, a fazenda Cacimba de Cima, do conhecido pecuarista Dr. Roberto Sílvio Frota Holanda, hoje administrada pelo seu filho Sandro, possui um criatório regular do Ovino Dâmara. Este blogueiro vai em breve visitar Cacimba de Cima, para tomar conhecimento em loco do projeto criatório do Dâmara.

Nenhum comentário: