sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Safra de cana do Nordeste começa com estimativa de moagem menor


A safra 2014/2015 de cana-de-açúcar do Nordeste, que começa oficialmente em 1º de setembro, deverá ser quase 2% menor na comparação com o ciclo anterior, disse Alexandre Andrade, presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida).
A moagem deve totalizar 52 milhões de toneladas, contra 53 milhões de toneladas na temporada passada. "Temos um problema em Alagoas e em Pernambuco, que é o fechamento de usinas por causa da crise. Duas unidades fecharam na região ainda no ano passado e outras duas neste ano", disse ele.
Andrade também destacou a produtividade mais baixa no próximo ciclo, decorrente da renovação dos canaviais de apenas 60% do previsto. Ainda de acordo com Andrade, o mix de produção para a safra do Nordeste deve ser de 55% a 57% da oferta de cana para o açúcar, o mesmo observado nas temporadas recentes. Ele ainda não informou as estimativas da Unida para a fabricação de açúcar e etanol em 2014/2015. Mesmo que se confirme, a próxima safra seguirá abaixo das 62 milhões de toneladas observadas em 2011/2012, ciclo imediatamente anterior ao afetado por uma severa seca.

Nenhum comentário: