sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Restos de vegetação tratados podem servir como alimento para os animais
A utilização do mato seco e restos de vegetação pode ser uma ótima alternativa para o pequeno produtor que não tem condições de comprar rações para o rebanho na época da seca. ‘Os produtores podem aproveitar as plantas ressecadas, que geralmente são abandonadas na roça, para alimentação animal com o uso da amonização de palhadas, técnica muito fácil e barata.
Os pesquisadores da Embrapa Semiárido, em Petrolina, interior de Pernambuco,  explicam que a técnica usada na amonização é o resultado da ação do gás amônia sobre o mato seco. Esse gás é obtido quando se mistura uréia à água. Ele atua nas partes endurecidas do mato provocando o amolecimento do material e restituindo parte de seu valor protéico. Desta forma esse material fica em condições de ingestão pelos animais.
Para fazer a amonização de 100 kg de material seco, são necessários 25 litros de água e 4 kg de uréia. O produtor precisa também dispor de uma lona plástica que é para envolver o material tratado e não permitir que o gás se evapore antes do material estar amolecido. A equipe da Embrapa Semiárido recomenda fazer e armazenar o mato amonizado próximo do local onde os animais são normalmente alimentados.
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: