terça-feira, 20 de maio de 2014

Sistema especial vai acompanhar risco de desastres naturais
A implantação do Projeto Sistema de Previsão de Risco de Colapso de Safras no Semiárido começou a ser implementado a partir de reuniões entre o diretor de Extensão Rural, Francisco Lopes, o gerente de Pesquisa, Geraldo Majella, o consultor do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), Claudio Pontes, e o gerente de Meteorologia e Mudanças Climáticas da APAC, Patrice Oliveira.
O encontro foi na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão do governo que deverá execução a implantação do projeto. “A ideia é posicionar as estações, utilizando as bases já existentes no Estado de forma integrada e otimizada”, explica Lopes. A implantação das estações agrometeorológicas captarão dados de interesse para monitoramento do clima com foco nas safras agrícolas. Em todo o Semiárido brasileiro, serão implantados 650 estações, das quais 79 estão destinadas para Pernambuco.
Os equipamentos integrarão a rede de coletas de dados já existente no estado e a transmissão será automática, via telefonia móvel, para o Cemaden. “Isto possibilitará conhecer em maior detalhe o evento extremo da seca e gerar ações de alerta e mitigadoras para colapso nas safras que atingem diretamente a população do semiárido”, explica o consultor do Cemaden, Claudio Pontes. Segundo ele, a previsão é de que o sistema esteja em funcionamento no primeiro semestre de 2015.

da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: