quinta-feira, 22 de maio de 2014

Governo cria regras para importar gado de país com risco de vaca louca


O Ministério da Agricultura estabeleceu as normas para identificação, monitoramento e controle da movimentação de bovinos importados de países considerados de risco para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da vaca louca. Instrução Normativa nesse sentido, número 13, foi divulgada nesta quinta-feira (22) no Diário Oficial da União, assinada pelo secretário de Defesa Agropecuária, Rodrigo Figueiredo.
Conforme a normativa, "o cadastro individual e o controle da movimentação de bovinos importados serão operacionalizados por meio da Base Nacional de Dados (BND), do Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov), e poderá ser incorporado ao sistema eletrônico de controle de trânsito de animais no âmbito do Órgão Estadual de Defesa Sanitária Animal (OEDSA), mediante aprovação do Departamento de Saúde Animal (DSA)".
O status sanitário do Brasil, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), é de "risco insignificante", o nível mais baixo que pode ser atribuído a um país, em relação à EEB.

Nenhum comentário: