quinta-feira, 22 de maio de 2014


CONVÍVIO no SEMIÁRIDO > Ceará possui maior número de cisternas construídas no Nordeste

Água no Sertão - Cisternas de placa (2)Quixadá > O Ceará desponta como Estado com o maior número de cisternas instaladas no Brasil. Conforme a coordenadora do Programa Cisternas, a engenheira agrônoma Neyara Araújo Lage, já são quase 118 mil cisternas entregues a moradores de comunidades rurais nos últimos dois anos, quando o modelo de política de universalização da água foi implantado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em parceria com o Governo do Estado, através da Secretária Estadual do Desenvolvimento Agrário (SDA).
O convênio teve início em 2005, mas só começou a funcionar na prática no ano seguinte. De lá para cá, além de novas tecnologias sociais de acesso a água, o Programa Nacional de Apoio a Captação de Água da Chuva e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água (Programa Cisternas) foi regulamentado e reconhecido pelo Governo Federal como tecnologia social, principalmente para quem convive no semiárido. A Lei, 12.873, foi aprovada no Congresso e publicada no Diário Oficial em outubro do ano passado.
Para a coordenadora do Programa Cisternas no Ceará o reconhecimento fortaleceu ainda mais a posição do Estado no plano nacional. O MDS divulgou recentemente a entrega de 7.900 cisternas no Ceará, no mês de abril. Desde 2011, 142,9 mil unidades foram implantadas no Semiárido cearense para apoiar as famílias de baixa renda ao acesso à água mesmo em períodos de estiagem. Desse total 117.936 já estão sendo utilizadas por comunidades de todo o Estado. Outras 64.900 estão sendo entregue e mais 33.400 em execução. Esses números correspondem a uma média de 263 cisternas instaladas por dia.
Na avaliação de Neyara Lage o segredo do sucesso do programa está na articulação encabeçada pelo secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins e sua equipe, em conjunto com os demais participantes, principalmente as 21 organizações não governamentais cadastradas para dar assistência na instalação das cisternas. Mas esse processo começa com a articulação das comunidades através da criação de Conselhos. Neles, participam representantes da SDA, Emater, dos sindicatos, sociedade civil organizada e da Igreja.
NOTA DO BLOG:  O Ceará é um dos estados brasileiros, onde a sua representação política é muito forte, tendo em vista que os efeitos da estiagem são amenizados pelas ações dos seus políticos em pró dos mais carentes na área rural.

Nenhum comentário: