quinta-feira, 15 de maio de 2014

Novas investigações para combater a fraude do leite



Coibir a prática de fraudes que disfarça a má qualidade do leite cru e prejudicam as características e valor nutricional do leite e seus derivados é mais um etapa das investigações conjuntas entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul (MP-RS). A atitude é exemplar para todas as regiões do pais, visando valorizar a produção do leite nacional.



A fraude do leite foi descoberta a cerca de um ano e envolveu várias empresas. Todas as envolvidas foram investigadas por meio de escutas telefônicas realizadas pelo MP do estado e pela coleta de amostras de leite cru refrigerado e de leite UHT (longa vida), realizada pelos servidores do Serviço de Inspeção Federal (SIF) da Superintendência Federal do Estado.
Os estabelecimentos estão submetidos ao Regime Especial de Fiscalização (REF), estando suspensa a expedição de todos os produtos lácteos fabricados por estas empresas. Os produtos em estoque estão sendo coletados pela Inspeção Federal (IF) para análise laboratorial.

Além das empresas de laticínios sob investigação também estão sendo fiscalizadas 11 empresas transportadoras de leite que podem estar relacionadas à fraude. As informações sobre a quantidade de produtos apreendidos e o número de amostras coletadas serão divulgadas posteriormente.

O sucesso destas investigações é decorrente da parceria entre os órgãos governamentais que permitem ações articuladas no intuito de resguardar a saúde do consumidor e proteger os interesses da sociedade brasileira.





da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: