quarta-feira, 28 de maio de 2014

A importância da formação de palha para as áreas de cultivo
A formação de palha em áreas de cultivos agrícolas pode trazer diversos benefícios para a agricultura familiar, dentre elas a diminuição de plantas daninhas, a redução do ataque de pragas e a proteção do solo contra a erosão e a compactação. E para se produzir palha suficiente existe a recomendação do uso do consórcio milho-braquiária.
Segundo o engenheiro agrônomo Gessí Ceccon, da Unidade de Pesquisa da Embrapa em Dourados, o milho pode ser semeado junto com a braquiária, desde que haja um ajuste na população da forrageira para diminuir a competição entre os dois. Quanto à profundidade adequada, Ceccon indica em torno de 4 centímetros para diminuir o consumo de sementes, a competição com o milho e para haver a quantidade suficiente de palha para uma boa cobertura do solo.
“Quando chegar o momento da dessecação da forrageira, o produtor que optou pela Brachiaria ruziziensis, indicada para formação de palha, terá mais facilidade na dessecação, porque essa espécie necessita de menor quantidade de herbicida”, destaca.
A braquiária pode ser utilizada tanto no consórcio com o milho quanto para formação de pasto. O objetivo do agricultor influencia diretamente na escolha da braquiária. Segundo o pesquisador Gessí, para o consórcio com milho, a espécie indicada é a Brachiaria ruziziensis, enquanto para a formação de pastagem permanente, recomenda-se a Brachiaria brizantha ou Brachiaria decumbes. Em caso de dúvidas, o ideal é que o produtor procure assistência técnica especializada em sua região.
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: