segunda-feira, 12 de maio de 2014

As mil e uma utilidades da mandioca
Originária da América do Sul, a mandioca (Manihot esculenta Crantz) é um dos principais alimentos energéticos para mais de 600 milhões de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento. Mais de 80 países produzem mandioca e o Brasil é o terceiro maior produtor mundial, com 23 milhões de toneladas produzidas em quase 1,7 milhão de hectares, ficando atrás da Nigéria e da Indonésia.

A cada dia que passa, a mandioca se firma como um alimento funcional por ser rica em carboidratos, que fornecem energia ao corpo, e em fibras, que ajudam a regular o funcionamento do intestino, onde boa parte da serotonina é produzida. Além disso, a raiz pode ser uma alternativa de carboidrato para os celíacos – portadores de intolerância aguda ao glúten, proteína alergênica presente no trigo, aveia, centeio, cevada e malte.

A fécula ou goma é o produto mais nobre e é usada na indústria de mineração, exploração de petróleo, cosméticos, química, confeitaria e embalagens biodegradáveis ecologicamente corretas. Também pode ser empregada na confecção de inúmeras iguarias, como beijus tradicionais e coloridos (preparados com frutas e hortaliças), biscoitos, bolachinhas de goma, sopas, mingaus, tortas, pães, pudins e como coadjuvante em sucos.


da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: