quinta-feira, 8 de maio de 2014

Brasil é o primeiro pais do mundo a erradicar praga que ataca a maça



 A declaração de erradicação da praga Cydia pomonella, mais conhecida como lagarta da maçã, foi anunciada esta semana, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. De acordo com o ministro Neri Geller, a erradicação tem relevância para o país “Por ser uma praga severa, que atinge diversos países, como Uruguai, Estados Unidos e Argentina, esta é uma conquista importante da defesa sanitária vegetal brasileira”, afirmou.

             
Entre as medidas que ajudaram a erradicar a praga estão a instalação e monitoramento de mais de 10 mil armadilhas e a captura de mais de 20 mil exemplares da praga. No total, cerca de 100 mil plantas hospedeiras foram erradicadas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, Estados que representam 95% da produção nacional de maçã.

A partir de agora, o Mapa deverá proceder a revisão dos requisitos fitossanitários de importação aos países exportadores de produtos considerados hospedeiros da praga e a elaboração de plano de contingência. Além disso, serão tomadas as demais medidas necessárias à manutenção do reconhecimento como praga erradicada do País.

A praga foi detectada no território nacional pela primeira vez em 1991 e a última captura ocorreu em novembro de 2011. Segundo a Convenção Internacional para a Proteção de Vegetais (CIPV), as áreas produtivas podem ser declaradas livres da praga depois de dois anos da última ocorrência identificada.




da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário: