segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Técnicos da Emater-RN são capacitados pela Anater



Extensionistas rurais da Emater-RN participaram do Curso de Formação de Agentes de Ater para atuar e executar o projeto Dom Helder Câmara, promovido pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – Anater, em parceria com a Emater-RN.
 
O curso foi realizado no Centro de Treinamento da Emater-RN - CENTERN, em São José do Mipibu, do dia 13 a 17. Reunindo 86 técnicos de diversos municípios, o evento contou com a participação de representantes da Anater, vindos de Brasília/DF.
 
O projeto D. Helder Câmara tem como objetivo melhorar o acesso da população rural a políticas públicas e na geração de oportunidades de acesso a mercados. Uma das ações de maior destaque é a oferta de assistência técnica continuada, focada nas demandas e no interesse das famílias beneficiárias.
No Rio Grande do Norte, o projeto irá contemplar 65 municípios, beneficiando 2.731 famílias. No total, serão investidos R$ 14.479.657,04 no estado.
 
Para a diretora geral da Emater-RN, Cátia Lopes, “esse projeto, aliado a outras políticas públicas desenvolvidas pela Emater, promoverá o desenvolvimento e garantirá mais qualidade de vida às famílias rurais”.
 
“Essa capacitação é muito importante para a nossa rede de técnicos extensionistas, que levarão a nova ater para as famílias dos agricultores rurais contribuindo para o processo de fortalecimento, da qualificação e do aumento da produtividade”, enfatizou Cátia Lopes.
 
De acordo com Iracema de Paula, coordenadora da Gerência de Formação de ATER da Anater,  "Atingimos o nosso objetivo de capacitar os agentes. Aqui no Rio Grande do Norte tivemos um grupo muito participativo. A anater tem a proposta de trabalhar a formação pública  continuada, finalizamos a primeira fase de captação do projeto Dom Hélder Câmara. O objetivo do nosso curso é qualificar os agentes para fortalecer  o serviço  de assistência técnica e extensão rural no país. Continuaremos acompanhando e assistindo a execução do projeto no estado".
 
Durante a execução do projeto, a Emater-RN, como forma de fortalecimento das ações, irá trabalhar diversos temas, como agroecologia, atividades não-agrícolas, avicultura, beneficiamento da produção, bovinocultura, caprinocultura, comercialização da produção, organização de bancos de sementes, ovinocultura, piscicultura, entre outros.
 
Projeto D. Helder Câmara
 
O projeto beneficiará 63 mil famílias de agricultores de 917 municípios em 11 Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe (Nordeste), Minas Gerais e Espírito Santo (Sudeste). Para o eixo assistência técnica e extensão rural o investimento será de R$ 196 milhões, até abril de 2020. Realizado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), o projeto D. Helder Câmara contempla outros eixos, que serão realizados pela própria Sead e seus parceiros.

Nenhum comentário: