segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Culturas tolerantes à seca e máquinas para agricultura familiar serão apresentadas no SemiáridoShow

Ramon Vasconcelos - Algodão branco e colorido estarão entre as culturas apresentadas no SemiáridoShow
Algodão branco e colorido estarão entre as culturas apresentadas no SemiáridoShow
Culturas pouco exigentes em água como o algodão branco e o colorido, o gergelim, o amendoim e a mamona, além de máquinas e implementos agrícolas para pequenas propriedades estão entre as tecnologias que serão demonstradas pela Embrapa Algodão durante a sétima edição do SemiáridoShow, a maior feira da agricultura familiar do Nordeste brasileiro, que será realizada pela Embrapa e parceiros de 7 a 10 de novembro, no município de Petrolina, sertão de Pernambuco.
Durante os quatro dias da feira os técnicos e agrônomos da Embrapa Algodão farão apresentações e esclarecerão dúvidas dos participantes sobre o manejo e recomendações para o sistema de produção de cada uma das culturas em destaque nas vitrines. As informações vão desde o preparo do solo, necessidade hídrica de cada cultura, qualidade das sementes, máquinas de plantio e beneficiamento, entre outras.
O chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão, pesquisador João Henrique Zonta, lembra que o algodão já foi uma cultura muito importante para a região e continua sendo uma das melhores opções de cultivo para a agricultura familiar do Semiárido. “O algodão é uma planta que tolera muito a seca; o produtor pode vender a pluma para obter renda para a família e usar o caroço para alimentação animal. O Semiárido, devido suas características climáticas, produz fibra de excelente qualidade, abrindo oportunidade para trabalharmos com materiais diferenciados, com maior valor agregado, como o algodão fibra longa, colorido e orgânico”, afirma.
Vitrines
Na vitrine sobre o sistema de produção do algodoeiro serão apresentadas seis cultivares de algodão branco e duas de algodão colorido. Entres as variedades brancas estão três convencionais - BRS 416, BRS 286BRS 336 – e três transgênicas - BRS 368 RF, BRS 430 B2RF e BRS 433FL B2RF. As variedades coloridas são a BRS Rubi, de cor marrom-avermelhada, e a BRS Jade, de cor marrom-clara e com produtividade semelhante ao algodão branco.
Serão apresentadas ainda as cultivares de gergelim BRS Anahí e a BRS Seda, o amendoim BR-1 e a cultivar de mamona BRS Energia. “Cada uma dessas culturas apresenta seu diferencial para o cultivo na região Semiárida - o amendoim é uma excelente fonte de proteína, importante para a segurança alimentar e se adapta bem a solos arenosos; o gergelim tem ciclo muito curto, alta produtividade, e excelente valor de mercado, além de compor bem os arranjos de cultivos em faixas, por exemplo, como o algodão no cultivo orgânico; a mamona, devido à alta qualidade de seu óleo, possui grande demanda no mercado, e tem rusticidade, se adapta bem a regiões com incidência de secas severas”, elenca Zonta.
Esta edição contará ainda com a demonstração de pequenas máquinas desenvolvidas especialmente para a agricultura familiar, como a miniusina móvel de algodão, composta por descaroçadeira e prensa enfardadeira móvel para o beneficiamento da produção na propriedade, o que estimula o cultivo de algodão orgânico e colorido, nichos de mercado não atendidos pelas grandes algodoeiras. O equipamento possibilita ao produtor agregar valor à sua produção, comercializando a fibra diretamente com a indústria e ainda utilizar as sementes para alimentação animal.
Outra cultura importante para a convivência produtiva com o Semiárido é o sisal, cujo sistema de produção também estará exposto na feira. “O sisal é uma excelente planta para ser cultivada em regiões de climas áridos e semiáridos, inclusive em sistemas integrados e consorciados, pois além do aproveitamento da fibra para a indústria, a mucilagem é um rico alimento volumoso para animais ruminantes, podendo ser aproveitado na ração em mistura com outros alimentos”, diz o pesquisador.
Além de orientações sobre manejo da cultura, os participantes poderão conferir a demonstração do desfibramento do sisal com a máquina paraibana e a separação da mucilagem do com a peneira rotativa, equipamento que permite o aproveitamento da mucilagem com segurança para alimentação animal no período da seca.
O evento
O SemiáridoShow é uma feira voltada para a agricultura familiar do Semiárido brasileiro, realizada a cada dois anos pela Embrapa. Nesta edição, conta com a parceria do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares e Rurais do Município de Petrolina (Sintraf) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped), além do apoio de diversos ministérios, governos, instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa e de assistência técnica e extensão rural e organizações não governamentais nacionais e internacionais. A programação completa e outras informações podem ser acessadas no site.

Nenhum comentário: