terça-feira, 7 de novembro de 2017

Gastronomia no Bioma Caatinga é tema do Festival de Sabores no SemiáridoShow 2017

Tanto quanto o vaqueiro ou o forró, a culinária é uma identidade importante do Semiárido brasileiro. A diversidade de alimentos disponíveis na vegetação nativa ou produzidos nas roças e as originais formas com que são preparados e processados tem saído das cozinhas dos sertões nordestinos para compor cardápios de restaurantes especializados, além dos produtos de sucesso de agroindústrias nas áreas rurais da região.
Na Feira SemiáridoShow 2017, eventos diários terão como tema a gastronomia das áreas secas do Nordeste. Eles fazem parte do Festival de Sabores da Caatinga, e acontecem no espaço Cozinha Show, no formato de oficinas a serem ministrados por especialistas de centros de pesquisa da Embrapa, de instituições como o Serviço Nacional da Indústria (SENAI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), restaurantes como o Flor de Mandacaru e pelo movimento Slow Food.
No primeiro dia do evento (07/11), a partir das 13h30, caberá ao SENAI abrir a programação tratando do “Processamento de carnes de caprinos e ovinos”. No dia seguinte (08/11), às 8h30, será a vez de pesquisadores da Embrapa Meio Norte apresentarem o “Processamento de alimentos biofortificados”. Na mesma data, à tarde, o restaurante Flor de Mandacaru, em parceria com o SENAC, oferece a oficina “Gastronomia Regional e Plantas Alimentares Não Convencionais (PANCs)”.
Durante toda a manhã do dia (09/11), a partir das 8h30, a Cozinha Show será tomada pelo Slow Food, que propõe um “Cardápio de Mudanças”. Este movimento reúne pessoas do mundo inteiro que se organizam em rede para, dentre outros objetivos, valorizar as tradições culinárias regionais, se envolvendo diretamente na defesa da biodiversidade alimentar. Ja na tarde do mesmo dia, às 14h, a Embrapa Semiárido realizará a oficina sobre “Agroindústria de produtos derivados do umbuzeiro”.
A Cozinha Show se despede na manhã do dia 10 com a oficina “Beijus coloridos - Beijus enriquecidos com frutas e hortaliças”, das 8h30 até as 10h, oferecida pela Embrapa Mandioca e Fruticultura. Na sequência, de 10h às 12h, volta o tema da Embrapa Meio Norte sobre alimentos biofortificados.
Nativas – O exotismo de alguns dos sabores da Caatinga tem feito o consumo de espécies da vegetação nativa, a exemplo de frutas como o umbu e o maracujá da Caatinga, passarem de hábito alimentar da população local a produtos processados que são comercializados em mercados especializados do Brasil e do exterior. Algumas experiências conduzidas por pequenas cooperativas e associações de agricultores têm consolidado cadeias produtivas de impacto expressivo na geração de renda em comunidades rurais da região.
Responsável por pesquisa em Processamento de Frutas na Embrapa Semiárido, Clívia Danúbia Pinho da Costa Castro explica que tem se empenhado por buscar identificar matérias-primas de potencial tecnológico e nutritivo para o desenvolvimento de novos produtos alimentícios. Outra linha que tem se desenvolvido no laboratório da Embrapa é a realização de estudos com vistas à uniformização do processamento de produtos tradicionais, a fim de ampliar o consumo e crescer as vendas nos nichos de mercado, tanto no Brasil quanto em outros países.
“O aproveitamento, inclusive agroindustrial, desses produtos com ingredientes de reconhecido valor nutricional, como já acontece em municípios da Bahia como Uauá, Curaçá e Canudos, cria dinâmicas econômicas diferenciadas nas áreas dependentes de chuva do sertão nordestino”, explica Clívia.
A Cozinha Show, como a Feira SemiáridoShow, quer estimular iniciativas e empreendimentos que estendam a delícia que é a culinária da região à geração de renda, elevação da qualidade de vida e da segurança alimentar. A entrada é gratuita e as inscrições para as oficinas e minicursos são feitas na hora, no local do evento, com vagas são limitadas.
A Feira SemiáridoShow 2017 é uma realização da Embrapa Semiárido, em parceria com a Federação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (FAPED) e oSindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiar Rurais de Petrolina – Pernambuco (SINTRAF). É financiada e apoiadas pelos governos federal, estaduais e prefeituras municipais, além de organizações da sociedade civil e entidades internacionais.

Nenhum comentário: