quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Festival mobiliza produtores e empreendedores de carnes caprina e ovina

Adilson Nóbrega - Evento mobilizou produtores e empreendedores de carnes de pequenos ruminantes
Evento mobilizou produtores e empreendedores de carnes de pequenos ruminantes
Com apresentações de palestras, mostra de tecnologias e festival gastronômico, o I Festival da Carne Ovina e Caprina (Festicarnes) teve seu encerramento nesta segunda-feira (27), no Centro de Convenções de Sobral. O evento mobilizou produtores e empreendedores de carnes de pequenos ruminantes, com objetivo de fortalecer a atividade produtiva e expandir o consumo dos produtos em Sobral (CE).
Promovido pela Prefeitura de Sobral e Sebrae, com apoio da Embrapa e outras instituições parceiras, o Festicarnes trouxe, na noite da segunda, a mostra gastronômica, com a presença de restaurantes, hamburguerias e produtores rurais, que apresentaram, para degustação e venda, diversos produtos derivados das carnes de caprinos e ovinos. O público presente pôde consumir carnes em diversos tipos de corte e como ingrediente de produtos como sanduíches e salgados.
Um dos expositores foi o produtor rural Walney Moraes Filho, que promoveu degustações de diversos tipos de pratos, como salgados, paçoca, matambre e porpetone. Ele destacou a expectativa de avanços a partir das discussões nos momentos anteriores do Festicarnes, como o Encontro de Negócios que aconteceu no dia 14 de novembro.
“Pude ver alguns pequenos produtores propensos a mudar, querendo melhorar seus rebanhos para receber melhor pelos produtos. É satisfatório ver mudança de mentalidade. Espero que se permaneça com essa atitude, pois ela é necessária para unir e fortalecer uma cadeia que ainda não tem todos seus elos bem formados aqui na região”, avaliou ele. Segundo Walney, a procura de consumidores por cortes diferenciados produzidos em sua propriedade mostra que há potencial de mercado para a carne de ovinos e caprinos na região.
Segundo Lisiane Lima, pesquisadora de Sistemas de Produção da Embrapa Caprinos e Ovinos, além da diversidade de cortes e pratos, as carnes ovina e caprina têm potenciais nutritivos que podem conquistar mercados. “O consumidor pode ter, com carne ovina ou caprina, uma carne mais saudável, mais magra e de menor teor de lipídios se equiparada à bovina, por exemplo”, ressaltou ela.
Convênio para desenvolvimento
Ao final da mostra gastronômica, houve assinatura de convênio entre as instituições envolvidas no evento, para a construção de um plano de desenvolvimento para as cadeias produtivas. A Embrapa colaborará com ações de capacitação e colaboração com estudos sobre cenários de mercado e cadeia produtiva. O convênio inclui também a implantação, em 2018, do Serviço de Assessoria Remota Nutricional para Pequenos Ruminantes (AssessoNutri) da Embrapa em Sobral.

Para o pesquisador Vinícius Guimarães, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Caprinos e Ovinos, com a mobilização de produtores e mercado e com a boa aceitação do público presente ao Festicarnes, há uma expectativa positiva em relação aos esforços conjuntos para desenvolver cadeias e expandir o consumo em Sobral. “Temos chance de consolidar Sobral, no futuro, como uma referência gastronômica, de produtos de qualidade”, afirmou ele.
“Nós temos que olhar para o setor produtivo com uma perspectiva de negócios. Desenvolver uma cadeia produtiva que possa gerar uma carne nutritiva e produtos de alto valor agregado”, endossou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Sobral, Inácio Cordeiro Neto.

A parceria entre Embrapa e Prefeitura dará início, em 2018, à prestação do AssessoNutri para produtores rurais de Sobral, que contarão com o Serviço para avaliar qualidade de alimentos e terem orientações nutricionais para os animais, em análises geradas a partir das coletas de fezes de rebanhos. Segundo Luíza Barreto, coordenadora de Agricultura e Pecuária da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico projeto inicial deve contemplar cerca de 100 produtores, dos distritos de Taperoaba, Aracatiaçu, Caracará, Jordão e Jaibaras.
O encerramento do Festicarnes também teve apresentações de palestras nos períodos da manhã e tarde. O pesquisador Vinícius Guimarães apresentou resultados de panorama da produção de carne ovina e caprina em Sobral. À tarde, os participantes conheceram detalhes sobre o funcionamento do AssessoNutri, em exposição conduzida pelo analista Lucas Oliveira e pelo laboratorista Marcos André Lopes, no Laboratório Móvel do Serviço.
Além da Embrapa, também apoiaram o evento a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE), Senac, FAEC/Senar, Governo do Estado do Ceará, Adece, Faculdade Luciano Feijão, Fetraece, Ematerce, Idetagro e Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Sobral.

Nenhum comentário: