quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Sementes da Tradição serão reconhecidas em Lei Estadual na próxima quinta-feira

Banco de sementes de família da comunidade Catolé, em Lajes Pintadas-RN (Foto: José Bezerra)
Banco de sementes de família da comunidade Catolé, em Lajes Pintadas-RN (Foto: José Bezerra)
A ASA Potiguar desenvolve atualmente um processo visando a criação da Rede de Sementes da Tradição, no Rio Grande do Norte, com diversas atividades, incluindo levantamento da diversidade de sementes, encontros das Sementes da Tradição nos territórios de Mato Grande, Trairi e Médio Oeste e um Encontro Estadual. A Lei que reconhece e legaliza a definição das Sementes da Tradição, no Rio Grande do Norte, de autoria do Deputado Fernando Mineiro, será votada na Assembleia Legislativa, em Natal, na próxima quinta-feira, 23 de novembro, às 14 horas, em uma Audiência Pública.
Todas as instituições que compõem a Asa Potiguar estão sendo convocadas pelo coordenador, Marcírio Lemos, e pelo GT de Agrobiodiversidade para participarem da Audiência. A proposta da Lei de Sementes da Tradição foi feita pelo GT de Agrobiodiversidade da ASA Potiguar, conjuntamente com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF) e Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Norte (FETARN), e acolhida pelo deputado Fernando Mineiro, que apresentou a proposta na Assembleia Legislativa.
Para o coordenador estadual da Asa Potiguar, Marcírio Lemos, a aprovação da Lei vai fortalecer o trabalho visando a criação da Rede de Sementes da Tradição. “Precisamos fortalecer esse processo para a concretização da Rede. Discutir sementes nos dias atuais é discutir os bens da natureza. Portanto, é um debate estratégico e da maior relevância para fazer frente às investidas do capital”, comentou o coordenador em mensagem dirigida às organizações que fazem parte da Asa Potiguar.
Fotos de Encontros Territoriais das Sementes da Tradição:
III Encontro Sementes da Tradição do Trairi, 28 e 29 (foto cedida) (5) III Encontro Sementes da Tradição do Trairi, 28 e 29 (foto cedida) (8) III Encontro Sementes da Tradição do Trairi, 28 e 29 (foto cedida) (9) III Encontro Sementes da Tradição do Trairi, 28 e 29 (foto cedida) (16) III Encontro Sementes da Tradição do Trairi, 28 e 29 (foto cedida) (24) III Encontro Sementes da Tradição do Trairi, 28 e 29 (foto cedida) (28)




Nenhum comentário: