quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Como aproveitamento de resíduos orgânicos domésticos para produzir adubo

composteiraO lixo doméstico pode ser aproveitado para produção de adubo orgânico por meio do processo de compostagem. Adubos ou fertilizantes orgânicos apresentam a vantagem de não oferecerem risco para a saúde de quem trabalha com as plantas e ainda tornam os alimentos mais saudáveis, pois não deixam resíduos químicos nos produtos. Em pequenas propriedades rurais, são ideais para adubar plantas ornamentais e hortas.
Conforme explica a pesquisadora da Embrapa Agrobiologia (Seropédica – RJ), Adriana Maria de Aquino “pra produzir adubo utiliza-se a parte orgânica do lixo como restos de comida, cascas de ovo, de verduras e frutas, podas de arbusto e cerca viva”. Não se recomenda o uso de restos de carne, principalmente quando a produção de adubos é feita na residência, para evitar moscas e infestação por e ratos.
Outro elemento que pode ser utilizado no processo de compostagem é o esterco animal, sendo acrescentado na pilha a ser formada com os resíduos entre uma camada e outra do lixo doméstico. “Recomendamos estercos de galinha, codorna, porco, cavalo e boi, por exemplo. Não se pode utilizar fezes dos animais domésticos, como as de cachorros”, esclarece Adriana.

Para quem mora na cidade, o adubo feito a partir do lixo orgânico doméstico pode ser usado em hortas caseiras, comunitárias ou de escolas. O processo é simples e pode ser adotado mesmo por quem vive em áreas urbanas e dispõe de espaços pequenos, como apartamentos.

Nenhum comentário: