segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Como plantar tomate

Com demanda certa no mercado, a cultura é uma boa opção para o produtor que planeja aumentar a renda mensal


como_plantar_tomates (Foto:  )
Tido equivocadamente como venenoso, o tomateiro (Solanum lycopersicum) foi por muito tempo usado pelos europeus apenas para embelezar ambientes. A condição de planta ornamental começou a mudar a partir do século XIX, quando o tomate passou a ser reconhecido como alimento – e, de lá para cá, tornou-se um ingrediente culinário presente nos quatro cantos do mundo.
Usado como salada, no preparo de molhos, para rechear tortas e sanduíches ou mesmo como ingrediente de sopas e sucos, o tomate é um fruto repleto de sementes, carnoso, suculento e dotado de propriedades benéficas à saúde humana. O vermelho da polpa e da casca é resultado da presença de licopeno, substância antioxidante do grupo dos carotenoides, que combate a ação danosa dos radicais livres, além de prevenir cânceres de próstata, ovário e mama e diminuir o colesterol. O fruto também conta com vitamina C e do complexo B, fósforo e potássio.
Cultivado inicialmente no México, o tomateiro é oriundo da região que vai do norte chileno à Colômbia. Com muitos ramos e caule flexível, a planta adapta-se melhor em local com temperatura amena, sem geadas nem calor demais. Em regiões frias, o plantio é indicado entre os meses de agosto e janeiro e de fevereiro a maio em áreas mais quentes. A maioria das cultivares plantadas atualmente é híbrida.
Vale ressaltar que o tomateiro é muito exigente em nutrientes e tratos culturais. A planta é suscetível a pragas como broca-pequena, traça, ácaros, mosca-branca, tripes, pulgões e burrinho e a doenças do geminivírus, vira-cabeça, murcha de fusarium, murcha bacteriana, mancha bacteriana e talo oco. Contudo, a cultura cresce bem em espaços pequenos e é ótima opção para aumentar a renda da propriedade, com bom valor comercial e demanda certa no mercado.
RAIO X
>>> SOLO:
bem drenado, profundo e areno-argiloso
>>> CLIMA: ameno
>>> ÁREA MÍNIMA: canteiros de hortas e vasos
>>> COLHEITA: entre 90 e 110 dias a partir do transplante
>>> CUSTO: de R$ 2 a R$ 3 o pé de tomate, incluindo todos os insumos

MÃOS À OBRA
>>> INÍCIO
Há diversas variedades de tomateiro, com coloração, tamanhos e formatos diferentes. O produtor pode escolher entre o salada longa vida – o mais popular atualmente; os tomates redondo-achatados, de pele vermelha e frutos firmes; o graúdo tomate-caqui, que tem polpa grossa e um pouco ácida; e os pequenos e adocicados cereja e uva. Para consumo in natura, são indicadas as cultivares de tomate do tipo santa cruz, de formato redondo, e do tipo italiano, que é mais alongado e de sabor adocicado. Ambos são ótimos para fazer molhos.
>>> AMBIENTE As temperaturas mais indicadas para o cultivo do tomateiro são as noturnas moderadas, entre 15 e 19 ºC, e ,durante o dia, as que se mantêm na faixa de 19 a 24ºC. No entanto, a planta também tem bom desenvolvimento em áreas de clima tropical de altitude – acima de 800 metros –, subtropical e temperado.
>>> PLANTIO As mudas são produzidas a partir de sementes colocadas em células de bandejas de isopor, preenchidas com substrato comercial. Os materiais e produtos utilizados nessa etapa inicial podem ser comprados em lojas especializadas no varejo. Faça irrigações diárias nas mudas, sem excesso de água.
>>> TRANSPLANTE Assim que as mudas contarem com quatro ou cinco folhas ou atingirem de sete a dez centímetros de altura, estão prontas para o transplante. Na escolha do local definitivo, dê preferência a ambientes ensolarados, para que o tomateiro não fique fino e quebradiço. A cultura se dá bem em solos areno-argilosos, permeáveis e bem drenados. Também devem ser profundos, soltos e pouco ácidos, com pH entre 5,5 e 6,5.
>>> TUTORAMENTO O tomateiro de porte indeterminado precisa ser tutorado para assegurar seu desenvolvimento. Use varas de bambu ou de madeira na medida de dois metros de altura. Ao amarrar os suportes em cada planta, não aperte muito as hastes. Variedades do tipo “meia-estaca” podem ser conduzidas usando estruturas mais simples como os fitilhos, enquanto para processamento industrial as indicadas são as rasteiras, em contato direto com o solo ou sob cobertura vegetal ou plástica.
>>> ESPAÇAMENTO Entre plantas, a recomendação é de 50 a 60 centímetros e, entre os sulcos, de um a 1,20 metro. Uma dica para um crescimento mais vigoroso do tomateiro é combinar o cultivo com ervas aromáticas.
>>> PRODUÇÃO O tomate não precisa estar maduro para a colheita, que, em geral, inicia-se de 90 a 100 dias após a realização do transplante. Fora do pé, o fruto ainda continua a amadurecer.

Nenhum comentário: