terça-feira, 21 de novembro de 2017

O uso de forragens para obter mais alimentos para os animais

forrageirasO cultivo de forrageiras traz economia para o pecuarista que podem gastar menos com a compra de rações para complementar a alimentação dos animais. Plantas forrageiras são boas alternativas para a alimentação de todos os rebanhos, desde os gados de leite e de corte até ovinos e caprinos, pois são um alimento saudável para os animais.
Quanto mais o pecuarista cultivar forrageiras, menor será a necessidade do usar grãos para alimentar seus rebanhos. Com isto, os custos de produção ficam menores. E algo bom para os produtores do sul do Brasil é que o clima desta região permite o cultivo de praticamente todas as espécies de forrageiras. É o que lembra Renato Fontaneli, pesquisador da Embrapa Trigo que participa do Prosa Rural “Na região sul temos a possibilidade de produzir pasto o ano todo. Podemos cultivar todas as espécies que se cultiva na região tropical e praticamente todas as espécies que se cultiva na região temperada”.

Mas o produtor precisa estar atento à melhor época para o cultivo das forrageiras, principalmente quando também trabalha com culturas agrícolas. Neste caso, a recomendação da Embrapa é pela adoção do sistema de rotação de culturas.

Nenhum comentário: