segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Agricultores recebem orientações sobre cadeia produtiva do umbu




Nesta quinta-feira passada, os agricultores familiares de São Miguel do Gostoso  receberam várias orientações sobre a cadeia produtiva do umbu na Casa de Cultura do município.
O evento, denominado “Painel do Umbu”, é realizado em vários estados do Nordeste e é promovido pela Conab do Distrito Federal e do Rio Grande do Norte, em parceria com a Emater-RN.
O objetivo do evento é levantar os pacotes tecnológicos dos custos de produção de umbu no Rio Grande do Norte, ou seja, formas de mensurar o custo de insumos, produtividade, lucratividade, e os coeficientes técnicos relacionados aos sistemas produtivos do fruto, cuja cadeia é originalmente extrativista.
Os agricultores mobilizados, que já atuam nessa cadeia produtiva, trocarão informações sobre as técnicas atualmente utilizadas para a produção, como também receberão orientações de como melhorar o cultivo em suas propriedades.
VALOR COMERCIAL - Segundo dados da Conab, no estado do Rio Grande do Norte o aumento do preço médio em 2017, em relação ao ano 2016, foi de 36,90%. Segundo dados de janeiro de 2017, o quilo do fruto era comercializado a R$ 2,30.
O processo da retirada do umbu é uma atividade econômica, mas também cultural, uma vez que esta tradição é repassada de geração em geração, oferecendo às famílias uma grande oportunidade de ter uma renda garantida todos os anos no período da safra da região.
O fruto também possui grande potencial de exploração agroindustrial, sob forma de polpas, sucos, doces, néctares, picolés e sorvetes.

Nenhum comentário: