sexta-feira, 30 de setembro de 2016

O maior frango caipira do mundo vai ter um leilão histórico

frango-indio-giganteÉ o 1º Leilão Índio Gigante, a ave que pode chegar a mais de 1 metro de altura. O leilão será realizado no dia 17 de outubro, às 19 horas, em São Paulo. Estarão em oferta para o arremate 32 matrizes e reprodutores da raça Índio Gigante. Este é o maior frango caipira do mundo, chegando a mais de um metro e vinte de altura.
Os irmãos Haroldo e Diogo Poliselli criadores do índio gigante, já conquistaram recordes com essas aves em menos de três anos do criatório. Entre eles, a ave batizada de Canário Diamante, um galo com 1,24 metro, e a franga Viola, com 1,06 metro. “É um negócio promissor já no curto prazo. Acima de um metro, cada centímetro do animal chega a valer mais de R$ 1.000,00. Revelar aves desse porte é uma tarefa difícil, mas este não é um problema na Diamante Índio Gigante pelos critérios de seleção e melhoramento genético que desenvolvemos. Teremos muitos irmãos desses animais em oferta no remate”, afirma Haroldo.
O Galo Índio Gigante nasceu nos Estados de Goiás e Minas Gerais, do cruzamento entre as raças Shamo e Malaio, com a tradicional galinha caipira, de quem herdou uma incrível docilidade. Muitos o classificam como uma ave ornamental, mas é notório seu desempenho como melhoradora de terreiro, onde está boa parte da avicultura brasileira. Aliás, é uma alternativa viável à produção de carne orgânica, outro mercado em ascensão. “Para essa função, seleciona-se as aves com menor tamanho e o resultado são até dois quilos extras de carne nas partes mais nobres das aves comerciais.

O tamanho mínimo aceitável para ser classificado como Índio Gigante é 1 metro aos galos e 85 cm para as galinhas. “Ressalto que o foco do leilão é a comercialização de exemplares de elite, mercado de melhor aceitação e valorização”, conclui Haroldo.

Nenhum comentário: