quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Ministério recria comissão voltada à sustentabilidade do agronegócio

A CDSA prevê parcerias com a iniciativa privada para fortalecer processos de inovação e buscar recursos
Para propor a inovação nas políticas públicas voltadas à sustentabilidade no campo e dar visibilidade a projetos de sucesso nesse segmento, foi reformada a Comissão de Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio (CDSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A portaria publicada na edição desta segunda-feira (5), do Diário Oficial da União, detalha as atribuições da CDSA. 
 
Segundo o assessor especial do Mapa para meio ambiente e sustentabilidade, João Campari, “o Brasil tem avançado a passos largos na sua política ambiental, mas ainda precisa encontrar recursos que a viabilizem em nível das propriedades rurais. As ONGs ambientalistas mais arrojadas vêm formando alianças importantes com produtores, empresas e setor financeiro para buscar soluções inovadoras nesse sentido." Segundo ele, a CDSA se propõe a aprender com esses esforços e a trabalhar para transformar modelos viáveis em política pública agroambiental que financie e remunere o produtor rural brasileiro pelos serviços ambientais prestados por propriedades rurais bem manejadas.
 
A comissão irá também acompanhar todas as demandas que chegam ao Mapa relacionadas aos temas de meio ambiente e sustentabilidade da atividade agropecuária, analisando, recomendando encaminhamentos e ajudando os parlamentares na tomada de decisão.
 
A CDSA estará subordinada diretamente à Secretaria Executiva do Mapa (coordenadora da CDSA) e contará com a participação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).  Além de outros órgāos do Mapa, a comissão buscará parcerias com outros ministérios, setor privado e ONGs.

Nenhum comentário: