sábado, 17 de setembro de 2016

Embrapa: Custos de produção de suínos e frangos de corte caem em agosto


Os custos de produção de suínos e de frangos de corte divulgados pela CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa (www.embrapa.br/suinos-e-aves/cias), registraram em agosto quedas pelo segundo mês consecutivo. O ICPSuíno/Embrapa baixou 0,46%, fechando em 246,70 pontos (foram 247,85 em julho), enquanto o ICPFrango/Embrapa caiu 2,65%, para 219,28 pontos (ante os 225,24 em julho).
Mais uma vez, a diminuição nos gastos com a ração dos animais, insumo de maior composição nos custos de produção, foi a principal responsável pela queda nos índices, que chegou a recuar 2,84% no caso dos frangos de corte.
Assim mesmo, o ICPSuíno acumula altas de 19,87% no ano e de 28,73% nos últimos 12 meses. Já ICPFrango tem em 2016 um aumento de 9,84%, chegando a 21,70% nos últimos 12 meses. Em junho deste ano, os dois índices chegaram à pontuação recorde, de 242,32 pontos para os custos de produção dos frangos de corte, e de 253,74 pontos para os de suínos.
ICP/Embrapa
Os índices de custos de produção foram criados em 2011 pela equipe de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves e da Conab. O ICPFrango/Embrapa refere-se aos custos de produção no Paraná para aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em sistema ciclo completo em Santa Catarina.
Aplicativo Custo Fácil
Disponível para download gratuito, o aplicativo Custo Fácil auxilia o produtor integrado e a assistência técnica a organizar as informações necessárias para estimar o custo de produção e obter relatórios úteis para a gestão da granja. O Custo Fácil é indicado para integrados com contratos de parceria e de comodato para os sistemas de produção de suínos em creche e terminação, produção de leitões e frango de corte. O aplicativo pode ser baixado em telefone celular ou tablet com sistema Android clicando no ícone da Play Store e fazendo a busca por "Custo Fácil" ou "Embrapa".
Planilha de cálculo do custo de produção do integrado
A Embrapa Suínos e Aves disponibiliza gratuitamente no site da CIAS uma planilha eletrônica que ajuda produtores integrados de suínos e de frango de corte na gestão da granja. A planilha permite ao produtor integrado e à assistência técnica inserir os coeficientes técnicos bem como o valor dos investimentos em instalações e equipamentos e despesas operacionais, gerando resultados de custos de modo fácil e uma estimativa da Taxa Interna de Retorno (TIR) do investimento realizado.


Embrapa Suínos e Aves

Nenhum comentário: