sexta-feira, 16 de setembro de 2016

O destino da manga produzida no nordeste

manga-embalagemA manga produzida na fronteira da Bahia com Pernambuco tem como principal destino os grandes centros do Nordeste, como Salvador, Recife e Fortaleza, além dos estados de Sergipe, Maranhão e Paraíba. A fruta também chega ao Centro-Sul do país, como Brasília, Belo Horizonte e São Paulo. O mercado internacional também é alvo da produção, como Estados Unidos e Europa, Inglaterra e Países Baixos. “Nesta região temos grandes empresas que vendem para o exterior. A nossa expectativa é que a exportação seja boa nesse ano”, afirma Valter Matias de Alencar, gerente-executivo do Distrito de Irrigação Maniçoba.
A avaliação é compartilhada pelo produtor Silvio Medeiros, que planta manga nos projetos públicos de irrigação de Maniçoba, Curaçá e Nilo Coelho, em Petrolina (PE). Ele também está otimista com a previsão de aumento na produção e no volume de exportação da fruta. “A perspectiva é boa. O mercado interno está parado”, afirma. A estimativa dele é de 20% a mais no volume exportado em relação a 2015, quando foram vendidas quase dez mil toneladas de manga – cerca de 380 contêineres – para os Estados Unidos, Japão e países da Europa.

De acordo com dados da Associação de Produtores e Exportadores do Vale, 90% da manga exportada pelo Brasil saem da região. Em 2015, por mais um ano, a receita obtida com o volume de manga exportado foi o mais alto entre as frutas brasileiras, totalizando US$ 177,6 milhões, 24% maior do que o valor obtido em 2014, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. 

Nenhum comentário: