terça-feira, 13 de setembro de 2016

 Conab começa 7ª etapa de fiscalização de estoques governamentais

Os trabalhos para verificar as condições de armazenagem prosseguem até o fim de setembro
Começa nesta segunda-feira (12) nova rodada da fiscalização de estoques públicos realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Desta vez, os estados de Sergipe, Bahia, Mato Grosso e Goiás e o Distrito Federal receberão as equipes da Conab. Os trabalhos desta 7ª etapa prosseguem até dia o dia 30 de setembro.
 
As equipes esperam vistoriar 57 armazéns públicos e privados com mais de 690 mil toneladas de grãos, como arroz, milho, feijão, trigo, café, farinha e fécula de mandioca. Os fiscais observarão as condições de armazenagem e conservação e a quantidade de grãos armazenados, entre outros quesitos.
 
Até o momento, já foram inspecionadas mais de 4.172 milhões de toneladas de produtos, em 495 armazéns em todo o país. Nas seis etapas anteriores, 122  técnicos da Companhia apuraram 3.704 toneladas de perdas, 31.777 t de desvios, 1.338 kg fora do tipo e desclassificação de 1.120 kg de café.
 
No caso das perdas, os armazenadores responsáveis terão que ressarcir a estatal. Já no caso da perda de qualidade do café, será aberta sindicância para apurar os motivos da desclassificação do produto. Os desvios são informados ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a Companhia por dois anos e deve restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.
 
Vendas em Balcão - Aproveitando a ação, os fiscais da Conab inspecionarão 48 beneficiários do Programa de Vendas em Balcão nos estados da Bahia, Sergipe e Goiás. Além disso, farão o cadastramento de armazéns nos quatro estados que serão fiscalizados e também no Distrito Federal.
CONAB

Nenhum comentário: