segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Grávidas que comem mais fruta têm bebês mais inteligentes




A fruta é um dos alimentos indispensáveis na alimentação saudável, até mesmo durante a gravidez. Embora o tipo de fruta e a quantidade dependam de gestação para gestação, a inclusão deste alimento deve ser tida em conta na grande maioria dos casos pelos benefícios que porta.
Conta um recente estudo da Universidade de Alberta, no Canadá, que o consumo de uma peça de fruta a mais por dia durante a gravidez pode aumentar a probabilidade do bebê nascer mais inteligente. Esta ligação, noticiada pelo The Wall Street Journal, surgiu depois de terem sido analisadas 688 crianças.
De acordo com a investigação, a ingestão de uma peça de fruta adicional aumenta a capacidade cognitiva do bebê logo no primeiro ano de vida, tal como acontece o os alimentos ricos em ácido gordo Omega 3, os únicos até agora associados a uma melhoria cognitiva, como conta a publicação.
Mais concretamente, um maior consumo de fruta durante a gestação foi associado a um aumento de 2,38 pontos no desenvolvimento cognitivo do bebê no primeiro ano de vida, tendo sido ainda detectado um aumento na ordem dos 30% do índice de desempenho de aprendizagem e memória olfativa entre os bebês cujas mães consumiram mais 30% de fruta por dia, ou seja, mais uma peça do que o habitual.
Divulgado no EbioMedicine, o estudo salienta que, embora os resultados sejam concretos, é preciso aprofundar esta teoria e realizar novos testes tanto em animais como em humanos, uma vez que o consumo elevado de fruta durante a gravidez pode fazer disparar os níveis de açúcar no sangue e provocar o aparecimento de diabetes gestacional. Além disso, o estudo foca no primeiro ano de vida do bebê, não sendo ainda conhecido o real impacto do consumo de fruta por parte da mãe na capacidade cognitiva da criança a longo prazo.

Nenhum comentário: