sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Emater entrega kits para Feiras da Agricultura Familiar no agreste e litoral


EMATER/ASSECOM

O Governo do Estado, através da Emater-RN, realizou na última segunda-feira (05), na Praça Augusto Severo, centro de Canguaretama, solenidade de entrega de equipamentos doados para a realização de 10 novas Feiras da Agricultura Familiar na região agreste e litoral sul. Foi realizada, ainda, entrega de kits destinados a Centrais de Comercialização do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA/Compra Direta.
 
Estiveram presentes, na ocasião, o governador Robinson Faria, o secretário de Estado da agricultura, pecuária e pesca, Guilherme Saldanha, a diretora-geral da Emater, Cátia Lopes, o diretor administrativo Péricles Rocha, o secretário de agricultura do município de Canguaretama, Otânio Revoredo, e representantes dos municípios beneficiados.
 
Além de permitirem que os agricultores familiares exponham seus produtos a um público maior, as barracas e balanças contribuem para a comercialização dos alimentos oriundos da agricultura familiar de forma padronizada. São benefícios apontados pelas irmãs Maria Regina e Maria dos Prazeres Laureano, produtoras de mel, frutas e verduras de Canguaretama: “Antes a gente só conseguia vender a quem já conhecia nosso trabalho. A partir de agora mais gente vai ficar sabendo; vamos poder vender direto ao consumidor final, sem depender dos atravessadores. Vamos ter mais lucro. Além do mais, as barracas são bem bonitas, e isso atrai a clientela”, dizem.
 
As barracas e balanças de precisão beneficiam pequenos produtores rurais dos municípios de Baía Formosa, Canguaretama, Lagoa Salgada, Montanhas, Nísia Floresta, Tibau do Sul, Passagem, Lagoa de Pedras, Jundiá e Várzea – as últimas cidades a receberem os itens, de um total de 20. Já os municípios contemplados com os kits do PAA/Compra Direta foram: Canguaretama, Jundiá, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Nísia Floresta, Passagem, Tibau do Sul e Várzea.
 
FEIRAS DA AGRICULTURA FAMILIAR – As Feiras da Agricultura Familiar são uma ação do Governo do Estado, executada pela Emater-RN, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), prefeituras municipais, sindicatos rurais, Banco do Nordeste, Território Rural Agreste e Litoral Sul (Terrasul) e UFRN.
 
As primeiras Feiras da Agricultura Familiar foram inauguradas desde fevereiro deste ano, cujo foco é a dinamização da economia local, promovendo ocupação e renda para os pequenos produtores familiares. O investimento financeiro no projeto é de R$ 305 mil procedentes do Programa de Apoio à Infraestrutura nos Territórios Rurais (Proinf), do MDA. Os municípios de Nova Cruz, Santo Antônio, Serrinha, Pedro Velho, Senador Georgino Avelino, Vera Cruz, São José de Mipibu, Brejinho, Goianinha e Espírito Santo mantêm as feiras pelo menos uma vez na semana

Nenhum comentário: