sábado, 13 de junho de 2015

Um método orgânico para controle de moscas na propriedade rural

moscasAlém de causar incômodo tanto às pessoas quanto aos animais, moscas também são transmissoras de doenças pois, ao pousar em  em excrementos e depois em alimentos, os insetos acabam infectando-os com bactérias causadores de diferentes enfermidades. Para controlar o excesso de moscas o produtor só precisa adotar algumas medidas simples. Como não é possível e nem mesmo desejável eliminar totalmente esses insetos, o método mais adequado para controlar a população de moscas na propriedade rural é o mecânico. É o que explica o veterinário Vítor Hugo Grings, da Embrapa Suínos e Aves.
As moscas se alimentam de matéria orgânica como fezes de animais e de pessoas, restos de comida e sobras da produção agrícola. O método mecânico consiste em eliminar esses focos de atração, onde as moscas realizam a postura de larvas. “Qualquer matéria orgânica, onde o dejeto é fresco, oferece condições apropriadas para a proliferação de moscas. Essa matéria orgânica possui nutrientes e produz a condição ideal de temperatura e de umidade pra atender essa larva no seu desenvolvimento”, explica o veterinário.

Grings explica ainda que o controle químico, ou seja, o uso de veneno só deve ser usado quando a situação foge ao controle do produtor: “o veneno é um paliativo para os surtos de moscas. Se na propriedade tem um controle efetivo de moscas, com a adoção do método mecânico que mantém uma população reduzida mas ocorre um surto, é um indicativo de que o produtor tem que buscar a fonte de geração dessas moscas porque alguma coisa fugiu do seu controle”.

Nenhum comentário: