sábado, 13 de junho de 2015

História do Bode

História 
Cabra, para as fêmeas, e bode para os machos, é o nome dado a este ruminante da família do bovídeos. Enquanto jovens, são apelidados de cabritos. 

Existem mais de trezentas raças de cabras no mundo.

Os bodes e cabras são geralmente encontrados em zonas de altitude considerável, pois são exímios trepadores. A lã grossa e pulmões adaptados permite-lhes refugiarem-se nas altas montanhas, onde estão a salvo de predadores.
Descrição 
As cabras são identificadas pelos dois chifres e pela barba que possuem. Na maioria das raças, os chifres são ostentados apenas pelo macho, embora haja outras onde tanto os machos como as fêmeas os apresentam. A barda é uma característica dos dois sexos.

Pensa-se que por defeito genético alguns bodes possam nascer sem chifres, situação que não é assim tão rara.
 

Algumas raças de ovelhas e cabras são bastante similares, mas o rabo das cabras é sempre curto e apontado para cima, enquanto que o das ovelhas tanto pode ser curto, curtado ou longo, mas nunca voltado para cima.
Temperamento 
É possível domesticar uma cabra ou um bode ensinando-lhe regras domésticas. São animais difíceis de treinar, mas vão respondendo bem ao treino positivo, com recurso a comida.

A forma de comunicar da cabra caracteriza-se por um balido frequentemente descrito como “mééé”.

As cabras são animais sociáveis que gostam da companhia de outras cabras e outros animais de quinta. São animais curiosos, investigam tudo com a boca, o que torna animais bastante destrutivos. Excelentes a abrir fechaduras, são conhecidos pela capacidade desenvolvida de escapar de qualquer lugar fechado.

Para além de roedores compulsivos, são também excelentes trepadores. Aos saltos, consegues trepar por terreno bastante acidentado.

As cabras são animais gregários e devem ser mantidas em grupos de 2 ou mais indivíduos.
Utilidade 
Existem alguma especialização nas raças de cabras conforme a sua utilidade. Assim, há raças que são sobretudo produtoras de lã, tais como as famosas cabras que produzem lã caxemira ou angorá, outras são leiteiras, cujo leite é utilizado na fabricação de queijo, por exemplo, outras ainda produzidas para fornecer carne, por exemplo. 

A pele de cabra é também utilizada para produzir couro e o seu estrume também é aproveitado para fertilizar terrenos agrículas.
Manutenção 
As cabras são animais de exterior. Necessitam de um local relativamente grande para pastar e um abrigo. Este deve ser resistente e não deve ser feito com materiais que fazem parte da lista dos mais roídos pelas cabras. Deve haver sempre água limpa à disposição

As cabras têm de ser vacinadas e desparazitadas. Deve procurar um veterinário experiente neste tipo de animais. Os cascos também têm de ser aparados.
Dieta 
A alimentação base das cabras é a relva e outras plantas que comem ao pastar. Quando estas escasseiam, deve suplementar com sementes. As cabras são bastante gulosas e se tiverem uma grande quantidade de sementes disponíveis vão acabar por comer mais do que aquilo que necessitam.

Os povos criam bodes e cabras há cerca de 9 mil anos para comer sua carne e beber seu leite. O leite da cabra também é usado para fazer queijo. As raças angorá e caxemira são valorizadas pela lã sedosa e macia que fornecem, usada na produção de roupas e tapetes. O couro é usado na fabricação de luvas, calçados e outros produtos afins.

Nenhum comentário: