segunda-feira, 29 de junho de 2015

Dicas para evitar a degradação das pastagens ajudam a melhorar a renda do produtor

pastoA primeira dica é do pesquisador Armindo Kichel. Ele recomenda a adoção de um bom manejo de formação do pasto, começando com o primeiro pastejo que deve se iniciar de 45 a 75 dias após a germinação do capim, sempre antes da sementeira, desde que o plantio seja realizado na época recomendada para cada região e com o clima favorável. Esse primeiro pastejo deve ser feito com alta lotação de animais jovens, por um curto período de tempo, entre 5 e 15 dias.
Para o produtor ficar sabendo como evitar a degradação de uma pastagem e quanto custa recuperar uma área degradada, o pesquisador orienta:  “O melhor é evitar a degradação do pasto e garantir sua longevidade, dessa forma todos saem ganhando”.
A outra dica é conhecer a forrageira e definir o melhor sistema de pastejo e descanso, podendo o produtor adotar o pastejo contínuo, deferido, alternado ou rotacionado, dependendo do caso. “Quanto maior o número de animais em um lote, menor será o ganho individual, principalmente para os animais inferiores ou dominados, devido a alta competição por forragem, água, sal, sombra, tempo de manejo dos animais no curral, entre outros”, aponta o pesquisador que complementa: “deve-se evitar sempre que possível, lote de animais grandes, como também  animais de diferentes categorias, idade, sexo  e peso  no mesmo lote”.

Definido a categoria animal e o tamanho do lote, Kichel recomenda avaliar o potencial produtivo das pastagens. “Quanto mais produtiva for a pastagem, menor será o tamanho do módulo; tamanho dos piquetes; dias de pastejo; dias de descanso  e  maior será o número de piquetes;  quantidade de adubação de correção, manutenção, freqüência de aplicação;  nível de tecnologia, capacitação do pessoal envolvido no sistema, lotação, produtividade e lucratividade na exploração da pecuária de corte.

Nenhum comentário: