segunda-feira, 1 de junho de 2015

NOVAS OFICINAS DO CADASTRO RURAL AMBIENTAL SERÃO REALIZADAS ESSA SEMANA

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), em parceria com instituições como a Secretaria de Agricultura do Estado, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (FETARN) e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), está realizando oficinas com o objetivo de capacitar proprietários de áreas rurais do estado para que possam se inscrever no Cadastro Rural Ambiental.
Para essa semana, estão previstas duas oficinas para o território Seridó. A primeira acontecerá amanhã, 02/06, no IFRN de Caicó e a outra, está marcada para a próxima quarta-feira, 03/06, em Cerro Corá. Até o momento, foram realizados cinco encontros, nas cidades de Angicos, São Paulo do Potengi, Pau dos Ferros, Apodi e Mossoró.

As oficinas são realizadas em duas etapas: pela manhã, é explicada toda a parte técnica do cadastro para que cada pessoa presente saiba o que é o CAR, a importância e como funciona. No período da tarde, é ensinada a parte didática, onde é realizado o cadastramento real da propriedade. Para participar das oficinas, é importante que o proprietário do imóvel rural leve um computador com o módulo do CAR instalado. A instalação está disponível no site www.car.gov.br, no link “baixar módulo de cadastro”.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário dividiu o Rio Grande do Norte em territórios e cada um deles receberá o treinamento. Ao final, pretende-se atender todas as regiões. Abaixo o cronograma das oficinas que ainda serão realizadas:
- 02 de junho de 2015 – Território Seridó – na cidade de Caicó
- 03 de junho de 2015 – Território Seridó- na cidade de Cerro Corá
- 09 de junho de 2015 – Território Agreste – em Canguaretama
- 10 de junho de 2015 – Território Potiguaras – Macaíba
- 12 de junho de 2015 – Território Trairi – Santa Cruz

O Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente - SINIMA, o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

F: Idema/RN

Nenhum comentário: