segunda-feira, 22 de junho de 2015

Como tratar a piolheira e a sarnas no rebanho de caprinos e ovinos

sarna caprinaÉ importante conhecer e observar os sintomas das duas doenças. Para isso, os criadores de ovinos e caprinos devem examinar diariamente os animais, mantendo os parasitas sob controle. É o que diz o pesquisador Antônio Cézar Rocha Cavalcante, da Embrapa Caprinos e Ovinos. “A piolheira é causada por organismos visíveis a olho nu que se encontram principalmente sobre a pele dos animais. Já a sarna não é possível ver a olho nu e a doença é percebida devido às lesões que causa, como crostas e bolhas de pus”.
Tanto a piolheira quanto a sarna podem ser identificadas pelas reações dos animais que, quando doentes, ficam irritados, sem apetite e se coçam muito. O tratamento indicado para ambas as doenças é o banho de imersão ou aspersão. O banho de aspersão consiste em pulverizar o animal; e o de imersão em mergulhar o animal em um tanque de amianto com carrapaticida diluído em água. É importante ficar atento aos animais e não deixá-los beber a solução, que pode causar-lhes intoxicação.
Somente as fêmeas que estão para parir e os animais com menos de um mês de idade devem ficar sem o tratamento. O produtor deve isolar a área onde está sendo feito o banho para que outros animais da propriedade não entrem em contato com o princípio ativo da solução do banho.

Para reforçar o tratamento, depois de sete ou dez dias, uma vistoria deve ser feita no rebanho. Caso ainda seja encontrado piolho deve ser feito um outro banho, recomendação válida também para a sarna.

Nenhum comentário: