quarta-feira, 3 de junho de 2015

Bode de assentado paraibano conquista primeiro lugar em exposição



 
O principal destaque da exposição de animais da festa Bode Rei - realizada anualmente na cidade de Cabaceiras, a 200 quilômetros de João Pessoa, no Cariri paraibano, com participação de criadores de animais de raça de todo o estado -, foi a participação do agricultor Jerônimo Sampaio, do assentamento Serra do Monte, situado naquele município. Ele teve um caprino da raça bôer selecionado para o desfile especial e ainda levou outro da raça anglo nubiana, para os três dias de exposição da festa que foi realizada durante o último final de semana. O bôer conquistou o primeiro lugar na exposição da festa Bode Rei.
 
O bode bôer de quatro anos de idade, com cerca de 60 quilos, foi escolhido para desfilar por meio de um concurso com votação realizada por uma comissão especializada em criação de caprinos.
 
Esse foi o primeiro ano que Jerônimo levou os caprinos para a festa do Bode Rei, que é conhecida em todo a região Nordeste do Brasil. Os animais do assentado são acompanhados pelos técnicos e veterinários da Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), contratada pelo Incra/PB para prestar assistência aos assentamentos.
 
O veterinário da Coonap, Janduy Marinho, que presta serviço no assentamento desde o ano de 2014, explicou que o animal bôer foi selecionado, para o desfile especial em função do peso (60 quilos) e por ser um grande reprodutor, ter recebido alimentação apropriada, além de estar com a vacinação em dia. 
O superintendente regional do Incra/PB, Cleofas Caju, parabenizou o assentado pelo destaque que ele recebeu na festa do Bode Rei. Ele destacou que a criação de animais nos assentamentos da reforma agrária da Paraíba é um agregador importante na geração de renda. “A criação de caprinos, ovinos, suínos, bovinos e aves traz uma complementação importante para a renda familiar dos assentados. A cada ano, essa produção vem sendo melhorada com o trabalho da assistência técnica”, destacou Caju.
 
Roliúde nordestina
A festa do Bode Rei reúne criadores e turistas de várias partes do Brasil, que aproveitam a oportunidade para conhecer Cabaceiras, que é considerada a “Roliúde Nordestina”, devido aos diversos filmes gravados no município, que tem o menor índice pluviométrico do Brasil. 
 
Um dos filmes gravados em Cabaceiras é “O Auto da Compadecida” (1999), dirigido por Guel Arraes e com roteiro de Adriana Falcão. Este filme é baseado na peça teatral "Auto da Compadecida" (1955), do paraibano Ariano Suassuna.
 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB

Nenhum comentário: