terça-feira, 30 de junho de 2015

Brasil reflorestará 12 milhões de hectares até 2030.


Paulo de Araújo/MMA
Acordo bilateral com os Estados Unidos envolve também a renovação da matriz energética nacional


O Brasil firmou o compromisso de restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas até 2030. A presidenta Dilma Rousseff selou o acordo bilateral em reunião oficial, nesta terça-feira (30/6), em Washington, com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. O pacto envolve também a renovação da matriz energética nacional até 2030.
O anúncio inclui a meta de alcançar, até 2030, a participação de 28% a 33% das fontes renováveis (eletricidade e biocombustíveis), além da geração hidráulica. O Brasil também pretende incrementar a agricultura de baixo carbono por meio de práticas sustentáveis e do aumento da produtividade, além de promover novas tecnologias para a indústria e expandir o uso de fontes de combustíveis não-fósseis.
Os países declararam, ainda, o objetivo de aumentar para 20% a participação de fontes renováveis – além da geração hidráulica – em suas respectivas matrizes. No caso do Brasil, o compromisso também vale para o período até 2030 e será baseado, principalmente, no fomento à produção eólica e por meio da biomassa. Até lá, o país conseguirá dobrar a participação dessas fontes em relação a 2014, ano em que a parcela dessas fontes na matriz brasileira girou em torno de 9%.
O compromisso de restauração das florestas brasileiras até 2030 será baseado na implantação de políticas voltadas para o combate ao desmatamento ilegal, uso da terra, e manejo sustentável de florestas. “Serão necessárias novas soluções econômicas, financeiras e tecnológicas. Já fizemos bastante, mas queremos fazer mais. Estamos comprometidos em aumentar significativamente o potencial brasileiro de remover o dióxido de carbono da atmosfera”, afirmou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que integra a delegação brasileira na missão oficial aos Estados Unidos.
SAIBA MAIS
Apesar de considerado natural, o efeito estufa tem aumentado nas últimas décadas e gerado mudanças do clima. Isso decorre do aumento descontrolado das emissões de substâncias como o dióxido de carbono e o metano. A liberação desses gases na atmosfera ocorre por conta de diversas atividades humanas, entre elas o transporte, o desmatamento, a agricultura, a pecuária e a geração e o consumo de energia.

Nenhum comentário: