segunda-feira, 22 de junho de 2015

Brasil pode ter uma nova safra recorde de grãos

safra de grãosA previsão para a safra 2014/2015 é de 204,5 milhões de toneladas de grãos. É o que mostra o mais recente levantamento da Conab. Representa um aumento de 5,6% ou 10,9 milhões de toneladas em relação à obtida no período 2013/14, quando alcançou 193,62 milhões de toneladas. Segundo os técnicos da Conab, os motivos que motivam a possibilidade de um crescimento são as condições climáticas, tecnologia e gestão das propriedades rurais.
O diretor de Economia Agrícola da Secretaria de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wilson Vaz de Araujo, destacou que o agronegócio tem dado resposta bastante positiva para a economia brasileira: “E o governo tem procurado, por seu lado, implementar políticas agrícolas adequadas ao produtor rural. É a resposta dos nossos agricultores à crescente demanda de alimentos no mundo. Observamos ganhos de produtividade ao longo dos anos, sobretudo qualitativos, ou seja, na mesma área plantada, melhores sistemas de produção. Assim, estamos produzindo um volume maior de grãos”.

O presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos, disse que a cada ano o país tem se superado na produção agrícola. “A produção desta safra foi superior 5,6% ao ciclo anterior, e a área cresceu apenas 1,1%. Isto mostra que a produtividade está aumentando muito acima do que usamos de espaço para produzir. Estamos utilizando áreas de segunda safra, isto significa que estamos desmatando menos para produzir mais.”

Nenhum comentário: