quarta-feira, 3 de junho de 2015

Um bom administrador garante boa renda para a atividade leiteira

curral 1A atividade leiteira para ter bons resultados deve obedecer as regras gerais de qualquer gerenciamento. Gerenciar significa organizar, ter uma visão que possibilite tomar medidas que tragam benefícios para qualquer atividade. Para isso, é preciso conhecer bem as característcas da propriedade, gostar do que se faz  e estabelecer metas, conforme aponta o pesquisador da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora/MG), Sérgio Rustichelli Teixeira.
Teixeira ressalta que um ponto fundamental de administrar uma propriedade produtora de leite é o de gerenciar pessoas, o que exige bastante habilidade. Cada trabalhador em uma fazenda leiteira tem um nível de responsabilidade, de acordo com sua função e capacidade. “Entre as características de um  bom gerente estão: ter pensamento positivo, gostar do que faz, saber lidar bem com pessoas, administrar conflitos, ter habilidade para reagir rapidamente e resolver problemas, além de focar o trabalho nas metas e resultados”, detalha o pesquisador.
Outro aspecto fundamental apontado por Teixeira e de suma importância na atividade gerencial é anotar os dados da produção para poder organizar e controlar melhor a atividade. Para isso ele reitera que é indispensável um caderno de registros para anotar informações tais como: nascimentos, dados de inseminação, produção diária, dados individuais das vacas  – para saber quais trabalham melhor, a relação das vacas em lactação e o total de vacas, a produção por vaca em lactação, a taxa de mortalidade, dentre outros aspectos.

Segundo o pesquisador, também é importante registrar a quantidade de concentrado por litro de leite associada a uma estratégia de alimentação, os litros de leite produzidos por mão de obra – para avaliar a eficiência dos trabalhadores, e o total de litros de leite produzidos por hectare para se avaliar a eficiência das áreas de produção de forragem.

Nenhum comentário: