segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Um estilosante criado pela Embrapa ajuda a variar a dieta dos animais e melhora o desempenho

 
EstilosanteAlém de melhorar o desempenho dos animais, a leguminosa Campo Grande, desenvolvida pelos pesquisadores da Embrapa, aduba o solo recuperando áreas degradadas de pastagem. . Por ser rica em proteínas, possibilita maior ganho de peso para os animais. A leguminosa lançada pela Embrapa Gado de Corte, é o Estilosantes Campo Grande, e pode ser usada com sucesso para alimentar bois, vacas e até cavalos, carneiros, cabritos, ovelhas, cabras e outros animais.
Uma grande vantagem das plantas leguminosas é ajudar a diminuir os custos com a adubação de manutenção das pastagens, pois fixam no solo o nitrogênio encontrado na atmosfera. Adotando o Estilozantes Campo Grande o produtor gasta menos com insumos agrícolas e ajuda a diminuir os impactos negativos no ambiente, causados pelos fertilizantes químicos.
Segundo o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Celso Dornelas Fernandes, quando o produtor adota o Estilozantes Campo Grande numa pastagem, associado com uma braquiária, por exemplo, obtém como benefício direto o maior desempenho dos animais, seja na produção de leite, seja na produção de carne. “No caso da produção de carne, nós temos dados médios da ordem de 27% a mais de carne produzida numa pastagem consorciada comparada com uma pastagem somente com braquiáriSa”, informa Dornelas.
A implantação e manutenção dessa leguminosa são de baixo custo. São necessários três quilos por hectare, de sementes puras, para a formação de pastagens consorciadas. Os pesquisadores alertam que o estilosantes Campo Grande não deve ser plantado sozinho. Há que se reforçar o uso dessa leguminosa quanto ao aspecto ambiental, pois dispensa o uso de fertilizantes nitrogenados devido por promover a fixação biológica de nitrogênio. Além disso, melhora a qualidade da matéria orgânica incorporada ao solo, contribuindo para a diversificação e sustentabilidade dos sistemas de produção.

Nenhum comentário: