sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Novas cultivares de feijão-caupi de cor verde

Popularmente conhecido como feijão de corda, o feijão-caupi é uma cultivar de boa adaptação em climas secos e com poucas chuvas. Essa variedade possui uma coloração verde, o que é um forte atrativo para o consumidor, e uma boa garantia de produtividade para o produtor. A Embrapa Meio-Norte, em Teresina,  apresenta duas novas cultivares de feijão-caupi: a  BRS Aracê e a BRS Juruá.
Para o pesquisador da Embrapa Meio-Norte, Kaesel Damasceno, trata-se de um alimento rico em proteínas, zinco e ferro, além de ter outra qualidade, que é o apelo visual. Segundo Damasceno, com base em pesquisas realizadas, a BRS Aracê possui coloração verde oliva, leva em torno de 70 a 75 dias para produzir e ser colhida e  sua produtividade pode chegar a 1,8 mil quilos por hectare, o que rende cerca de 30 sacas de feijão. Já a BRS Juruá é verde escura, com um ciclo produtivo de 75 a 80 dias e produtividade em torno de 1 mil quilo por hectare.
feijão de cordaAdequada para cultivo por agricultores familiares e tecnificados, em sistemas de sequeiro e irrigado, a BRS Aracê é indicada para os estados do Pará, Tocantins e Roraima, na região Norte; Piauí, Sergipe e Bahia, no Nordeste; e Mato Grosso, no Centro-Oeste. A BRS Juruá está sendo indicada para o cultivo nos estados do Pará, Roraima e Tocantins, na região Norte; Piauí, Sergipe e Bahia, no Nordeste; e para o Mato Grosso, no Centro-Oeste.

Nenhum comentário: