segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O rebanho de caprinos e ovinos de corte pode ser valorizado com melhoramento genético

caprino morada novaO melhoramento genético para pequenos produtores está sendo aplicado por pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos no município de Morada Nova, no Ceará, com rebanhos da raça de mesmo nome, mas nada impede que seja utilizada em qualquer localidade tanto para caprinos quanto para ovinos de corte. Inicialmente é formado um grupo de criadores com a mesma finalidade, que vão definir os objetivos e critérios de seleção para o melhoramento genético dos rebanhos da comunidade.
Os produtores uma forma de identificação individual dos animais, implantação da escrituração zootécnica e utilização do sistema de gerenciamento de rebanhos. Dependendo das dificuldades locais, são buscadas alternativas para a melhor identificação possível de reprodutores e matrizes de maior potencial genético. A partir daí são dadas as orientações para seleção e cruzamentos.
São grandes os benefícios para os pequenos produtores que adotam o melhoramento genético dos seus rebanhos. Do ponto de vista econômico, observa-se a redução de despesas com a aquisição de reprodutores e matrizes a elevados custos e que nem sempre atendem às reais necessidades dos produtores. Além disso, controlando as informações o produtor terá dados sobre a produtividade do rebanho e sobre onde é necessário interferir para melhorar os resultados.

Nenhum comentário: