sábado, 14 de fevereiro de 2015

Inhame é uma opção de cultivo na propriedade porque é resistente à pragas

slider_inhameO taro (Colocasia esculenta L. Schot), mais conhecido como inhame, pertence à família Araceae e é originário da Ásia.  Possui alto teor nutritivo, vitamínico, energético e de sais minerais, sendo por isto indicado para a dieta de crianças, pessoas idosas e convalescentes. A cultivar de inhame de alta produtividade recomendada pelo Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural) é a “São Bento”, que chega a ser 30% mais produtiva, em média, que as tradicionalmente cultivadas.
O pesquisador do Incaper, Carlos Alberto Simões ressalta que, além da rentabilidade para o produtor, o inhame São Bento “apresenta um rizoma de aspecto comercial bonito, tendo padrão de aceitação no mercado.” Um fator interessante na cultura do inhame é o não uso de agrotóxicos, pois são raros os registros de danos econômicos causados por pragas e doenças nas lavouras em regiões de cultivo.
O taro pode ser cultivado em todo o Brasil, mas concentra sua maior produção na Região Sudeste, com destaque para o Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde é conhecido popularmente como “inhame”.
No Espírito Santo, o cultivo do taro é atividade tradicional e de elevada relevância sócio-econômica. O aumento do consumo interno e a grande perspectiva do incremento das exportações para países não tradicionais consumidores estão contribuindo para o crescimento das áreas de plantio e para a fixação do homem no campo, fazendo dessa hortaliça uma boa opção de cultivo.

Nenhum comentário: